Cuidar do meio ambiente e buscar soluções sustentáveis para manter o crescimento contínuo da economia, sem prejudicar o ecossistema, é uma preocupação comum a todos os países nos últimos anos.
Tanto que o assunto está cada vez mais em pauta em encontros promovidos pela ONU, através do seu Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, onde governos se unem para discutir estratégias para minimizar o impacto das ações humanas no planeta.
No entanto, não são apenas as autoridades governamentais que estão preocupadas com o futuro do meio ambiente. Empresas e profissionais dos mais diferentes setores se reúnem, frequentemente, através de fóruns, para discutir ações que possam ajudar a preservar o ecossistema e, assim, proporcionar, às gerações futuras, lições de preservação do planeta. Este é o caso do II Fórum Umweltschutz, que acontece no próximo dia 20 de setembro, em Curitiba, no Clube Concórdia e que, este ano, terá como tema principal a “Proteção e Cuidado com o Meio Ambiente”.
O objetivo do evento é discutir assuntos relacionados aos cuidados com o meio ambiente, fragilidades que a natureza vem demonstrando e quais atitudes podem ser tomadas para a melhoria e recomposição, além de formas diferenciadas e eficientes de proteção ambiental.
Em 2010, durante o I Fórum de Umweltschutz, foi debatida a questão da energia e entre os destaques, estavam a energia solar, eólica, hidroelétricas e a importância de desenvolver energias limpas a fim de reduzir o consumo e custos em busca do desenvolvimento sustentável. Já em 2011, para dar continuidade ao assunto e aprofundar ainda mais as questões relacionadas à importância dos cuidados com o meio ambiente, a pauta do Fórum destaca economia e sustentabilidade, gestão energética, redução na emissão de CO2, por meio de eficiência energética, entre outros.
De acordo com o diretor da Câmara Brasil – Alemanha, no Paraná, Wilson José Andersen Ballão, a fase que as empresas vivem é de grandes negócios e desenvolvimento, porém, não se pode esquecer do futuro e preocupar-se com os problemas de aquecimento global e impactos ambientais. “É necessário discutir como as empresas podem colaborar para a melhoria do meio ambiente e compartilharmos conhecimentos e ideias que deram certo e que fazem a diferença, justamente, para nos prepararmos para o futuro e agirmos em prol de mais qualidade e sustentabilidade”, destaca ele.
A conselheira e coordenadora do GIEMA (Grupo de Intercâmbio em Meio Ambiente da Câmara Brasil – Alemanha de Curitiba), Cristiane Baluta, completa que, atualmente, todo e qualquer empreendimento deve se preocupar com o segmento ambiental, pois somente desta forma estará realmente se resguardando para com a perenidade do seu negócio. “o mínimo que um empresário deve fazer é atender a legislação ambiental.
Quanto mais projetos socioambientais os empresários colocarem em prática, mais se utilizarem do Marketing Ambiental, mais suas empresas serão bem vistas no mercado. Não devemos jamais entender que o Meio Ambiente é prejuízo, e sim lucro presumido”, afirma Cristiane.
Pensando nisso, o engenheiro eletricista da Robert Bosch Ltda, Pedro Júnior, ministrará a palestra “Projeto de Eficiência Energética com foco na redução de emissão de CO2”, pretende sensibilizar os participantes sobre a necessidade de reduzir as emissões de gás carbônico por meio da gestão energética. “Na Bosch, já temos o compromisso de reduzir estas emissões em todas as unidades. Quero usar este exemplo como case sobre como adotar estas medidas, cuidando de quatro perspectivas: gestão de RH, processos, cliente e resultados”, explica.
O evento contará com a presença de profissionais renomados e com vasta experiência na área de proteção ao meio ambiente, como Hans G. Schorer, engenheiro eletricista e diretor da empresa Thermacqua, que vai palestrar sobre “Economia + Sustentabilidade = Bomba de Calor”; Bernd Bromberg, representante da Umtha Recyclingtechnik, de São Paulo, que discutirá a “Automação da Manufatura Reversa de Aparelhos de Refrigeração e Eletrônicos”; Rubia Elaine Moisa, consultora da Roadimex Ambiental Ltda e especialista em Gestão e Engenharia Ambiental, que conduzirá palestra sobre a ISO 50001 para Gestão Energética, além de Pedro Júnior, Engenheiro Eletricista da Robert Bosch Ltda e especialista em eficiência enérgica e gerenciamento de manutenção, que realizará a palestra “Projeto de Eficiência Energética com foco na redução de emissão de CO2”.
A taxa de inscrição para participar do Fórum é de R$50,00 para associados e R$65,00 para não associados. Também é preciso preencher a ficha de inscrição que pode ser solicitada pelo endereço de e-mail ahkcuritiba@ahkbrasil.com e enviar junto com o comprovante de depósito, até o dia 16 de setembro. As vagas são limitadas e a programação terá início às 13h do dia 20 de setembro, com término previsto para às 18h, do mesmo dia.
Mais informações podem ser obtidas através do site http://www.ahkcuritiba.com.br/ ou pelo telefone (41) 3323 5958 ou 3223 5659.
SERVIÇO:
II Fórum Umweltshutz Data: 20 de setembroLocal: Clube Concórdia – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, São Francisco – Curitiba.Horário: 13h
Contato: ahkcuritiba@ahkbrasil.com ou (41) 3323 5958 ou 3223 5659.
Palestrantes: Hans G. Schorer (Thermacqua), Bernd Bromberg (Umtha Recyclingtechnik), Rubia Elaine Moisa (Roadimex Ambiental Ltda) e Pedro Júnior (Robert Bosch Ltda).
Fonte: