O objeto do Museu como fonte de comunicação
Segundo definições estabelecidas pelo ICOM (International Council of Museums) museu vem a ser um espaço próprio para a produção e a reprodução do conhecimento acumulado ao longo do tempo por um determinado povo ou mesmo por uma pequena comunidade. Por essa definição, é importante que se o conheça além de suas salas de exposição, verificando as suas ações diárias, indagando o que faz para, efetivamente, tornar o espaço que ocupa numa verdadeira casa de cultura.
Conforme temos conhecimento, um museu deve realizar ações voltadas para, basicamente, a preservação, o estudo e a mostra dos bens produzidos num determinado espaço e tempo, quer através de manifestações materiais, quer através de manifestações imateriais de um povo ou de uma comunidade. Assim, a preservação inclui, além da coleta de material, também a aquisição de bens para dar fundamento aos seus projetos de exposição, manter publicações, estabelecer ações educativas e culturais.
Desta forma, partindo-se do pressuposto de que os objetos são valiosos suportes de informação, um dos desafios de um museu é preservar esses objetos e, por via de consequência, a informação que ele contém, o que o qualificará como um documento hábil para que dali sejam extraídas significativas passagens da história de um povo ou de uma comunidade. Preservar, então, passa a ser um meio de se instaurar o processo de comunicação do museu com a sua comunidade.
Um dos projetos do Museu de Caxambu é exatamente, a partir da recuperação do acervo que um dia ali existiu, o de fazer com que cada objeto conte a sua história, que cada foto possa reproduzir um momento único na vida de Caxambu e de sua gente, que, enfim, o objeto seja parte de uma história que fez importante o município na História de Minas Gerais e do Brasil.
Ajude o Museu de Caxambu: informações sobre os documentos e os objetos que foram anteriormente publicados podem ser enviadas para o este jornal ou para o e-mail: museu@caxambu.mg.gov.br, ou para o telefone (35) 3341-5701 (Secretaria Municipal de Turismo e Cultura). Caxambu agradece.
* Museólogo e responsável técnico pelo Museu de Caxambu