Amigos e amigas caxambuenses
Amanhã estaremos comemorando 110 anos de Emancipação Política e Administrativa de nosso Município. O que significa isso? Significa muito para todos que aqui nasceram, aqui moram e que aqui desejam viver suas vidas e realizar seus sonhos. Para mim, por exemplo, Caxambu é o lugar no mundo onde eu encontrei para chamar de meu. É minha cidade, meu cantinho nesse imenso planeta. E não há lugar melhor do que aquele onde temos fincado nossas raízes. Na canção que os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira cantavam na 2ª Guerra Mundial há versos que dizem assim “por mais terras que eu percorra, não permita Deus que eu morra sem que volte para lá”, referiam-se eles a “pátria querida”, “a casa branca na Serra”, “as montanhas Alterosas”, “as margens crespas dos rios”, “ao monte que ainda azula o horizonte”, citando aqui apenas algumas das passagens onde a canção se refere a nossa Minas Gerais.
Todos nós que já viajamos, sabemos como é bom conhecer novos lugares e novas pessoas, mas também sabemos como é bom à volta para casa, o reencontro com nosso lugar, nossos entes queridos, nossos amigos, nossas referências. Nada se compara ao sentimento de conforto, de segurança e de paz quando estamos no aconchego de nossa terra natal.
Nascemos e vivemos em um Município e é nele onde no lar materno, na escolinha primária, nas brincadeiras da praça ou na rua onde moramos, no clube e na igreja, que aprendemos as primeiras lições de vida e de cidadania. O Município assim tem papel fundamental na formação do cidadão. É no Município que estão sendo preparadas as futuras gerações de cidadãos que se tornarão nossos dirigentes políticos, por exemplo. Temos, portanto, a responsabilidade de através do nosso trabalho e do nosso exemplo, de formarmos nossas crianças futuros bons cidadãos caxambuenses. Há uma frase em moda que diz “Fala-se muito em deixarmos um planeta melhor para nossos filhos, mas fala-se pouco em deixarmos filhos melhores para nosso planeta”. Pensemos nisso e façamos nossa parte como cidadãos de hoje.
Amanhã é uma ótima oportunidade para exercitarmos a cidadania. Aproveitemos o feriado para ir e levar nossas crianças para assistir ao desfile cívico no centro, para contarmos a eles um pouco da história do nosso Município levando-os ao Museu da cidade, para passear e brincar no Parque das Águas, levá-los ao Morro de Caxambu para mirarem o “belo horizonte” que temos, mostrando a nós mesmos e a eles como é bom termos o privilégio em vivermos num lugar tão bonito, tão abençoado pela natureza exuberante de nossas montanhas, nossas fontes de águas minerais, nossa gente ordeira e nossas tradições.
Parabéns Caxambu! Tenho certeza que com o amor de seus cidadãos você crescerá cada vez mais e seu destino é ser um Município tão grande e importante, como é a beleza de suas terras. Hoje eu quero homenagear como “Gente que Faz” a todos os caxambuenses, por fazerem a diferença e ser uma gente tão bonita como a natureza do lugar onde vivem.