quarta-feira, 28 de setembro de 2011

COLUNA

ENTENDA COMO A CRISE INTERNACIONAL PODE ATINGIR SEU BOLSO, crise européia e solavancos da economia americana podem afetar investimentos, viagens ao exterior e até empregos dos brasileiros.

Se você acompanha a crise na Europa com desinteresse de quem não tem nada a temer com as noticias ruins que chegam do outro lado do oceano, é bom saber que o Brasil não está imune ao clima de incerteza que atinge os mercados do mundo inteiro. As dificuldades enfrentadas por países como Grécia, Portugal e Itália e o complicado cenário político-econômico nos Estados Unidos podem, em algum momento, atingir seu bolso.

Prejuízos no mercado de ações, viagens internacionais adiadas ou canceladas, endividamento e até perda de emprego estão entre possíveis efeitos da crise internacional na vida do brasileiro. “Muitas pessoas, ao acompanharem o noticiário, perguntam de maneira irônica o que a Grécia tem a ver com o Brasil, sem levar em consideração o fato de que economia global hoje está completamente interligada. Se o cenário econômico internacional se deteriorar, é possível que tenhamos que enfrentar fenômenos semelhantes aos vivenciados em 2008” diz Creomar Lima de Souza, professor de Relações Internacionais do Ibmec Brasília e especialista em economia internacional e dos EUA.

Quem sentiu na pele os efeitos da crise de 2008 não tem dúvida de que os brasileiros têm muito a perder diante de um tropeço na economia européia ou americana. É o caso da ex-gerente de recrutamento e seleção de uma consultoria internacional presente no Brasil. A crise atingiu em cheio a e empresa, que demitiu 20% de seu quadro de funcionários entre o final de 2008 e o inicio de 2009.

À época liderando um time profissionais orientados para selecionar novos funcionários, a executiva não apenas teve que suspender novas contratações, como acabou também sendo vitima dos cortes realizados pela consultoria. “De uma hora para outra, a empresa paralisou os planos de expansão e começou a demitir, eliminando vagas em todas as áreas e cargos, incluindo boa parte da equipe de Recursos Humanos”, diz a executiva, que prefere não se identificar.

Por tanto caros brasileiros, os problemas dos outros também são os nossos, pois em uma comunidade social e financeiras todos tem que participar nos momentos bons e ruins. (fonte: Carla Falcão).

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para Avaliação Técnica do Madureira, quem sabe teremos um craque da nossa cidade.

10 – para a Coleta Seletiva e Reciclagem, já passou da hora, estamos no século XXI.

0 – para o Prefeito, está inaugurando, poste de iluminação, rua que já tem nome e outras obras que nada mais é do que sua obrigação, a cidade não merece.


JAC MOTORS CONGELA ABERTURA DA FÁBRICA NO BRASIL, montadora chinesa diz que a política brasileira é “irracional” e que o aumento de IPI viola as diretrizes da OMC. Investimento previsto era de US$ 600 mil, para produzir 100 mil unidades/ano e gerar 3500 empregos diretos. (fonte: Fabiano Maisonnnave).

SENADO APROVA PROJETO QUE ELEVA CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIARIA DE PATRÕES PARA PAGAR SEGURO-DESEMPREGO DE DOMÉSTICAS, para compensar o aumento de despesas, Rollemberg propõe que a contribuição paga pelos patrões ao INSS aumente de 12% para 13%, mas apenas para os patrões que não inscreverem seu empregado no FGTS, o que é facultativo. (fonte: iG).

ESTUDANTES CHILENOS COMPRARAM CARRO NOVO PARA APOSENTADA, estudantes chilenos fizeram uma “vaquinha” para comprar um carro novo para uma mulher que teve o veiculo incendiado após distúrbios em protesto em Valparaíso, país culto é outra coisa! (fonte: Lucas Ferraz).

Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br