sexta-feira, 30 de setembro de 2011

COLUNA



Conhece a Quinua?





A Quinua ou Quinoa (Chenopodium Quinoa Willd) é originária dos Andes, principalmente Peru e Bolívia. Seu cultivo existe há mais de 7.000 anos pelo povo Inca, em altas altitudes (2.500 a 3.800m de altitude) e baixas temperaturas (entre 5 e 14°C).
Existem diversos tipos de grão de quinua, no Brasil, os tipos mais consumidos são: branca, vermelha e preta.
A Quinua é considerada um pseudocereal. Sua composição química é peculiar, pois apresenta maior teor de fibras e proteínas que os cereais e menor quantidade desses componentes que as leguminosas, como demonstra a tabela a seguir:

Tabela 1: Tabela comparativa da composição média do grão de quinua, cereais e leguminosas (em 100g de alimento)

FONTE: TACO, TBCAUSP, Quinua Real Brasil


A Quinua apresenta teor mais elevado dos aminoácidos essenciais, como a lisina e metionina, favorecendo, então, a combinação com as leguminosas para constituir uma dieta mais completa do ponto de vista protéico. O tratamento térmico aumenta a digestibilidade da proteína presente no grão.
Este pseudocereal não contém glúten, desta maneira pode ser uma excelente alternativa para pacientes que apresentam doença celíaca.


Seu teor de gordura é superior ao dos cereais, no entanto, grande parte são ácido graxos essenciais, sendo aproximadamente 60% de linoléico (ômega 6) e linolênico (ômega 3), tipo de gordura importante para o funcionamento do nosso organismo, assim como no auxilio da redução do colesterol total e LDL.
A maior parte do carboidrato encontra-se na forma de amido, com grânulos menores que os do milho e trigo, fato vantajoso para a utilização industrial. A quinua contém um teor de fibra elevado, o que auxilia no bom funcionamento do intestino e na redução de absorção de gorduras e açúcares.



Com relação aos micronutrientes a quinua também apresenta maior quantidade de alguns minerais quando comparada aos cereais, como indica a tabela 2. E apresenta vitaminas como: Vitamina B1 (30mg/100g), Vitamina B2 (28mg/100g), Niacina (7mg/100g) e Vitamina E (4,1mg/100g). Em decorrência disso, alguns estudos indicam que a quinua apresenta propriedades antioxidantes.

Tabela 2 – Comparativo de Teor de minerais

FONTE: TACO, USDA, Quinua Real Brasil


No Brasil o grão branco é o mais comumente consumido, principalmente na própria forma de grão, ou floco ou mesmo como farinha. Deste modo, podem estar presentes em saladas, compondo pratos em substituição aos cereais, sopas, molhos, papas, minguais, pudins, pães, panquecas, biscoitos entre outros. Além disso, já é possível encontrar produtos à base de quinua, como macarrão de diversos formatos e barras de cereais.

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com Twitter: @NutriNathy