quinta-feira, 29 de setembro de 2011

CONTRATAÇÃO DE AERONAVES GARANTE RAPIDEZ NO COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS EM MINAS

A contratação imediata, em caráter emergencial, de mais aeronaves equipadas para combater incêndios florestais, reforça o trabalho da Força-Tarefa Previncêndio. A determinação foi feita nessa terça-feira (27), pelo governador Antonio Anastasia, durante reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, além dos comandos geral e operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.



 
A determinação agilizou o processo de contratação de nove aeronaves, com capacidade para 1400, 1800 ou 2800 litros, num total de 496 horas vôo mensais. O termo de referência foi homologado nesta quarta-feira e será publicado no Diário Oficial desta quinta-feira, com início imediato da operação das aeronaves. O investimento previsto para a contratação é de R$ 2,7 milhões para o período de um ano, podendo ser renovado por até cinco anos.

Força-Tarefa

A Força-Tarefa Previncêndio foi criada em 2005, num esforço conjunto de diversos órgãos do Governo de Minas Gerais para aperfeiçoar o trabalho de combate a incêndios florestais no Estado. Primeira do gênero na América Latina, a Força-Tarefa é coordenada pela Semad, em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Coordenadoria de Defesa Civil, Prefeitura Municipal de Curvelo e parceiros privados.

Cerca de 95% das unidades de conservação estaduais de proteção integral são equipadas com sistemas de rádio-comunicação e veículos adaptados para atendimento às emergências ambientais. Hoje o Estado conta com 3.000 brigadistas capacitados pelo Previncêndio, que atuam no combate aos incêndios florestais.

Atualmente, a Força-Tarefa trabalha com cinco helicópteros de apoio (um da Polícia Civil, um da Polícia Militar, um do Corpo de Bombeiros e dois da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), além de duas aeronanes air-tractor do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

O município de Curvelo foi escolhido para abrigar a base principal da Força-Tarefa por estar localizado no centro geográfico de Minas Gerais, permitindo que as equipes cheguem a qualquer parte do Estado em até duas horas. A base fica no aeroporto do município e possui uma sala de monitoramento com sistema de vigilância de focos de calor via satélite e central do telefone para informes de incêndios florestais, que funciona durante 24 horas.

O Estado conta ainda com uma sub-base em Januária, no Norte de Minas. Durante o período de chuva, as duas são utilizadas como centro de treinamento das equipes de brigadistas e técnicos.

Fonte: Agência Minas