A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) promoveu nesta sexta-feira (16), na Cidade Administrativa Tancredo Neves, em Belo Horizonte, uma reunião entre a Embaixada Australiana, as federações esportivas mineiras, e entidades e prefeituras candidatas a serem locais de treinamento dos pré-jogos das Olimpíadas de 2016. O encontro teve por finalidade apresentar à embaixada a infraestrutura das 20 candidatas pré-selecionadas pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo a oficial de pesquisa da Embaixada da Austrália no Brasil, Marcela Formiga, a iniciativa mineira é pioneira no país e demonstra que o Estado vem se preparando para o evento olímpico. “Trata-se de uma averiguação preliminar, mas já é vista com muito bons olhos. Minas sempre sai à frente e, hoje, com as apresentações, pude conhecer cidades e estruturas em potencial, que fogem dos grandes centros”, declarou a oficial. Além de Minas Gerais, outros estados, como Espírito Santo, Goiás, São Paulo e o Distrito Federal, também estão no roteiro de visitas da Austrália.
Locais pré-selecionados
Foram apresentados à embaixada o Centro de Educação e Cidadania, de Além Paraíba; Escola Preparatória de Cadetes do Ar, de Barbacena; Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte; Associação Esportiva e Recreativa (Usipa), Centro Esportivo Cultural Sete de Outubro, Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito (Ipatingão), de Ipatinga; Ginásio Poliesportivo Alexandre Corradi, de Itaúna; Bora Hotelaria- Parque Náutico de Jaguara, de Sacramento; Arena Olímpica João Mambrini, de São Sebastião do Paraíso; Sesi-MG, unidade Uberlândia; Clube Campestre de Varginha; Universidade Federal de Viçosa; e prefeituras de Governador Valadares, Itamonte, Juiz de Fora, Poços de Caldas, Uberlândia e Varginha.
O diretor do Parque Náutico Jaguara, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, que teve a entidade pré-selecionada, disse que a reunião foi importante para iniciar o diálogo com os possíveis países que se interessam por Minas. “Temos estrutura para receber competições de canoagem, remo, vela, atletismo e ciclismo, e queremos potencializar nossas chances nessa disputa. Caso sejamos escolhidos, a cidade ganhará visibilidade e promoção no turismo esportivo”, disse o diretor.
O representante da Universidade Federal de Viçosa, professor João Carlos Bouzas, acredita que o município tem grandes chances de receber atletas do levantamento de peso. “É a melhor estrutura do país. Temos equipamentos de ponta, padrão usado nas olimpíadas da China, oito plataformas profissionais, sala de musculação, tecnologia e conhecimento aplicado, com professores doutores na área”, garantiu Bouzas. Ele diz que a universidade também tem potencial para os treinamentos de mountain bike, ciclismo, ginástica de trampolim e futebol de campo. “O espaço é preparado também para equipe paraolímpica”, completou João Carlos.
O superintendente de Esporte de Rendimento e de Participação, Frederico Oliveira, explicou que o encontro também teve o objetivo de aproximar entidades esportivas às respectivas federações. “Foi um momento importante, pois permitiu que as federações conhecessem de perto os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no Estado”, disse. Oliveira explicou que essa interlocução possibilitará um apoio técnico das federações às pré-selecionadas, para que elas se preparem melhor e otimizem suas chances.
Fonte: Agência Minas