Ruas de Caxambu
João Pinheiro
Localizada no Centro da cidade, a rua João Pinheiro homenageia um importante nome dentre as personalidades de Minas Gerais. João Pinheiro da Silva nasceu em 16 de dezembro de 1860, na cidade do Serro. Formou-se na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, no ano de 1883, tendo, em seguida, mudado para a capital da então província de Minas Gerais: Ouro Preto. Ali fundou o Clube Republicano, no ano de 1888, que seria precursor do Partido Republicano Mineiro (PRM), de tão notada influência nos primeiros tempos republicanos.
Já na República, assumiu interinamente o governo de Minas Gerais no ano de 1890 e seria, efetivamente, governador no ano de 1906, após ter passado pela Câmara e pelo Senado da nova ordem constitucional brasileira.
Nomeado deputado constituinte em 1890, participou ativamente dos trabalhos de formação da nossa primeira constituição republicana e, adepto das ideias propagadas por Auguste Comte, influenciou a nova carta com princípios positivistas como a separação da Igreja do Estado, o casamento civil e o divórcio.
Na qualidade de governador de Minas Gerais, inovou em significativos ramos da administração pública, com mais competência na área da educação.
Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, que atualmente concede a medalha de honra que leva o seu nome, foi seu primeiro presidente: de 1907 a 1909 (não completou o mandato), escolhido por aclamação dos presentes que, através de eleição havida no dia 12 de julho de 1907, constituíram a primeira diretoria daquela casa:
Presidente – João Pinheiro
1º Vice-Presidente – Des. João Bráulio M. de Vilhena
2º Vice-Presidente – Virgílio Martins de Melo Franco
3º Vice-Presidente – Carlos Honório Benedito Ottoni
1º Secretário – Mendes Pimentel
2º Secretário – Juscelino Barbosa
Tesoureiro – Des. Julio Veiga
Orador – Diogo de Vasconcelos
A instalação solene teve lugar no dia 15 de agosto de 1907, no salão da Câmara dos Deputados, sob a presidência do próprio João Pinheiro, sendo secretariado pelo historiador Max Fleiuss, então Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, especialmente convidado para a ocasião. Após o seu falecimento, a cadeira nº 1 do IHGMG passou a tê-lo como patrono.
João Pinheiro faleceu em 25 de outubro de 1908, em Belo Horizonte, com apenas 47 anos de idade. Seu filho, João Pinheiro da Silva Filho seguiu-lhe os passos, sendo político atuante quando da elaboração da carta constitucional de 1934. Integrou diversas entidades industriais, sendo, inclusive, presidente da Empresa de Águas Lambari e da Cerâmica João Pinheiro, que fora fundada em 1890 por seu pai.
_______________
* Historiador e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais