GREVES DIFICULTAM PAGAMENTO DE CONTAS, MAS NÃO SERVE DE DESCULPA, paralisações não podem ser usadas como justificativa para pagar contas em atraso; veja alternativas para efetuar pagamentos em dia.
Juntas , a greve dos correios – que já completa duas semanas – e a paralisação dos bancários, que teve inicio em 25 último em todo país, devem tornar mais complicada a vida dos consumidores que precisam pagar suas contas. Mas, o atraso no envio de boletos e a dificuldade de realizar pagamentos na boca do caixa as agências bancárias não servem de justificativa para o pagamento de contas em atraso, alerta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Mas, caso sofram danos por conta de atrasos nas entregas dos correios ou da paralisação dos bancários, os consumidores podem procurar entidades de defesa de seus direitos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indica outros canais para realização de transações bancárias. Veja abaixo:
Correspondentes bancários- supermercados e casas lotéricas, nelas você pode pagar: boletos de bancos, prestações de habitação, contas de água e telefone, contribuições sindicais e INSS, entre outras.
Caixas Eletrônicos – saques, retirada de folhas de cheques, depósitos em dinheiro ou cheque, consulta e retirada de saldo/extrato, transferências, pagamento de contas (não vencidas), agendamento de pagamentos e DOC, pagamentos de cartão de crédito, bloqueio de cartão, saques de benefícios sociais, empréstimo pessoal (CDC) e resgate de investimento.
Internet Banking – é possível realizar pagamentos (boletos não vencidos), consultar saldos/extratos, desbloquear cartões e acompanhar extratos e limites, pagar impostos e recarregar celulares pré-pagos.
Banco por Telefone – todos os bancos oferecem um serviço telefônico que permite ao cliente tirar dúvidas sobre serviços e realizar transações financeiras, como pagamento de boletos não vencidos, contas de consumo (água, luz, gás, telefone e etc), consulta de saldos e pagamentos de impostos.
Portanto caro consumidor, não deixa as contas pendentes em função das greves, como sempre neste país o único prejudicado é sempre a vitima no caso somos nós.
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 – para o Sindicato Rural que promoveu cursos gratuitos sobre transformação de produtos de origem animal e operadores de motosserra, melhorias para a área rural são sempre bem vindas.
10 – para o Dia Internacional do Idoso, não podemos esquecer que essas pessoas nos deram o que temos hoje, respeito e consideração é o que eles merecem.
0 – para os políticos de Caxambu, nossa cidade parece uma bela adormecida esperando o beijo do príncipe (no caso liberação dos cassinos), vamos ficar sentados esperando sem fazer nada?
ALTA DO CAFÉ NO CAMPO CHEGA AO BOLSO DOS CONSUMIDORES, MOSTRA FIPE, o café em grão acumula alta de 86% desde janeiro de 2010; o em pó, comercializado no varejo, subiu 10% até agosto. Após altas constantes, o café em grão perde força no mercado interno, mas o em pó ainda deve subir entre 15% e 20%. (fonte: Mauro Zafalon).
INSS COBRARÁ PENSÃO DE MOTORISTA INFRATOR, quem causar acidente pode ter de ressarcir valor gasto com beneficio previdenciário da vitima, diz procurador. A AGU (Advocacia Geral da União) irá cobrar valores na Justiça; medida é mais pedagógica que financeira, afirma procurador federal. A AGU irá entrar com ações na Justiça exigindo o ressarcimento para os cofres públicos dos valores gastos com pensão, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. A medida, que promete ser polêmica, está em fase de aprimoramento. (fonte: Paulo Muzzolon).
LIGHT E CEMIG NEGOCIAM COMPRAR 10% DA HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE, empresas ficarão com a participação acionária que hoje está nas mãos de empreiteiras. As empreiteiras, por sua vez deixarão a usina e passarão apenas a prestar serviços de construção do projeto. Um projeto de R$ 26 milhões o custo da Usina de Belo Monte, as duas elétricas ficarão com 10%. (fonte: Leila Coimbra).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br