CONHEÇA MELHOR A CHIA, A SEMENTE DA VEZ. E ABUSE DE SEUS BENEFÍCIOS
Pesquisadores estudam cada vez mais as propriedades e benefícios que certos alimentos apresentam e como podem atuar em nossa saúde. Sabemos muito bem como a linhaça pode auxiliar na nossa alimentação, assim como a semente de Girassol, a Quinoa e tantas outras já nossas conhecidas. Entretanto, agora, venho falar de uma nova semente: a Chia.
Originária do México, a Chia é uma semente que foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Entre os principais componentes está o ômega 3, em teor mais elevado que o encontrado na Linhaça, também tem fibras, cálcio, magnésio, potássio e proteína.
Pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois:
- Atua na saciedade: Suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao contato com a água, formam um gel no estômago, diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.
- Combate a inflamação: A gordura é o resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito. O ômega 3, presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
- Desintoxica o organismo: A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.
Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a Chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo.
Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Logo, para emagrecer, coma apenas a quantidade recomendada.
A Chia pode ser encontrada de três formas: in natura (grãos), óleo e farinha. Os grãos podem ser consumidos puros ou misturados em frutas de sua preferência. O ideal é comer uma colher (sopa) da semente, 30 minutos antes das refeições. Já, a farinha pode ser adicionada no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com / Twitter: @NutriNathy