Ruas de Caxambu
Wenceslau Braz
Localizada no Centro da cidade, entre a praça Costa Guedes e a rua Major Penha, a rua Wenceslau Braz presta homenagem a um dos vultos da história do Brasil que ocuparam, de 1914 a 1918, o cargo de Presidente da República. Filho do coronel Francisco Pereira Gomes e de Isabel Pereira dos Santos, Wenceslau Braz Pereira Gomes nasceu no dia 26 de fevereiro de 1868 em Brazópolis. Completou os estudos secundários em São Paulo, onde se formou em Direito no ano de 1890.
Com o seu retorno a Minas Gerais, trabalhou como promotor público em Jacuí e em Monte Santo antes de ingressar na política.
Sua carreira política inicia-se como vereador e presidente da Câmara Municipal de Monte Santo e, em 1892, foi eleito deputado estadual. Ocupou a Secretaria do Interior de Minas Gerais de 1898 a 1902 e, no ano seguinte, foi eleito deputado federal.
No Congresso Nacional, Wenceslau Braz foi líder da bancada mineira e da maioria. Voltou para Minas Gerais como vice-presidente do Estado e, em razão da morte de João Pinheiro da Silva, assumiu o governo mineiro de 1909 a 1910.
Wenceslau Braz chegou à presidência da República depois de ter sido vice do presidente Hermes da Fonseca no período de 1910 a 1914. Foi indicado para a sucessão presidencial e, como candidato único, governou o Brasil de 1914 a 1918 e, em 1917, em razão de hostilidades contra navios brasileiros por parte de submarinos alemães, enviou um corpo expedicionário à Europa para ajudar no patrulhamento do Atlântico Norte, após autorização do Congresso Nacional.
Em seu governo enfrentou a epidemia espanhola e promulgou o 1º Código Civil Brasileiro.
Ao final de seu mandato como presidente, deixou a política para se dedicar exclusivamente à empresa que fundou em 1912 na cidade de Itajubá, mesmo com a insistência de partidários para que fizesse oposição a Getúlio Vargas na eleição de 1934.
Wenceslau Braz faleceu em Itajubá em 15 de maio de 1966.
Além da rua que leva seu em nossa cidade, também um patronato agrícola recebeu a denominação de Wenceslau Braz, Inaugurado no dia 14 de novembro de 1918, com a finalidade de promover o desenvolvimento da pomicultura, jardinicultura e transformar menores abandonados em profissionais práticos nos diversos ofícios.
* Historiador e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais