terça-feira, 25 de outubro de 2011

COLUNA

Ruas de Caxambu

Bias Fortes

Localizada no centro da cidade, a rua Bias Fortes homenageia o Dr. José Francisco Bias Fortes que nasceu em Barbacena em 3 de abril de 1891 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 30 de março de 1971. Filho de Crispim Jacques Bias Fortes e de Adelaide de Araújo Bias Fortes. Seu pai teve um papel relevante na política de Minas Gerais, presidente do Estado de 1894 a 1898 e fundador do Partido Republicano Mineiro (PRM), em 1888.



Bias Fortes cursou a Faculdade de Direito de Minas Gerais, bacharelando-se em 1912.

Exercendo a advocacia em sua cidade natal, chegou à carreira política como vereador e, posteriormente, prefeito de Barbacena, entre 1937 e 1945. Assumiu o mandato de deputado federal em 1925 e, logo adiante, ocupou pioneiramente a Secretaria de Segurança e Assistência Pública, respondendo, concomitantemente, pela Secretaria do Interior e de Agricultura de Minas Gerais.

Foi deputado constituinte em 1934 e em 1946. Convidado pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra para o cargo de ministro da Justiça. No ano de 1955 venceu as eleições para o cargo de governador de Minas Gerais, iniciando seu mandato em 31 de janeiro de 1956, juntamente com Juscelino Kubitschek na presidência da República.

Bias Fortes foi casado com Francisca Tamm Bias Fortes com quem teve sete filhos. Foi um dos fundadores da antiga ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e exerceu o cargo de diretor do Banco de Crédito Real de Minas Gerais até o dia de seu falecimento.



* Historiador e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais