sábado, 1 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO



O Dia Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro foi instituído pela Organização Mundial da Saúde em 2003, com o objetivo principal de mostrar a situação do idoso na sociedade e gerar discussão sobre os direitos garantidos a essa parcela da população.
Promover a saúde do idoso é proporcionar seu bem-estar físico, mental, social e espiritual e não apenas garantir-lhe um teto, alimentação, prevenção ou tratamento de doenças; devem ter assegurados também, vida digna em um ambiente saudável, sem violência.
A população mundial está envelhecendo e é necessário o desenvolvimento e cumprimento de politicas publicas que possibilitem o fortalecimento e amadurecimento de ações no âmbito das relações sociais, econômicas, culturais e espirituais, entendendo que um país deve assistir a todas as idades além de promover o relacionamento intergeracional. 
Infelizmente ainda há muita desinformação sobre as características e particularidades do processo de envelhecimento o que gera preconceito e desrespeito em relação às pessoas idosas. Em nosso país, à medida que envelhecem, as pessoas perdem o contato com a força de trabalho, vivenciam a desvalorização de aposentadorias e pensões, sentem o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos e sistema de saúde, culminando com a exclusão social, depressão e adoecimento, muito embora, envelhecer não signifique adoecer e sim viver e vivenciar mais uma etapa da vida humana.

Contato:
www.zulmiraelisavono.com.br 


Joseane Faria Astério CW3 Comunicação e Web