O governador Antonio Anastasia inicia, nesta segunda-feira (10), agenda oficial na Índia. O objetivo da viagem é identificar oportunidades de incremento do comércio, atração de investimentos e impulsionar a cooperação em áreas de interesse estratégico, além de fortalecer as relações entre o Governo de Minas Gerais e os Estados da República da Índia.
“A Índia é uma das nações que mais crescem no mundo, com uma população superior a um bilhão de habitantes que tem muitas identidades com Minas Gerais. Dentre os estado brasileiros, Minas é aquele que tem uma identidade maior com a Índia, em razão da presença de empresas indianas já atuando aqui. Nós iremos à Índia juntamente com dezenas de empresários com o objetivo de levar notícias de Minas e trazer empresas para cá”, destacou o governador antes de seu embarque para o país.
Além da capital Nova Delhi, Anastasia visitará Mumbai, principal cidade comercial indiana, e Bangalore, centro tecnológico do país. Estão agendados encontros com grandes conglomerados industriais indianos, como os grupos Tata, Essar, BEML, Aditya Birla e Infosys.
O governador mostrará os avanços e as potencialidades econômicas de Minas Gerais para empresários indianos e se reunirá com executivos do EXIM Bank India (Export-Import Bank of India), principal instituição financeira de promoção à exportação e importação do país.
“Nós estamos estabelecendo contatos na área de siderurgia, da indústria automobilística, da indústria tecnológica, de remédios e tenho certeza que serão tratativas muito importantes. Levaremos empresários mineiros com o objetivo de vender produtos feitos em Minas na Índia que tem expressivo mercado consumidor. Vamos chamar, através da demonstração dos atrativos de Minas Gerais, das nossas potencialidades e dos nossos incentivos, empresas indianas para se estabelecerem em Minas Gerais, gerando empregos, riqueza e desenvolvimento”, afirmou o governador.
Anastasia se encontrará ainda com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e com o Governador e o ministro-chefe do Estado de Karnataka, onde está localizada Bangalore.
“Aproveitaremos também sob o ponto de vista institucional, não só econômico, a visita à capital Nova Deli para manter contatos com as autoridades indianas que são também responsáveis por esse bom relacionamento entre Índia e Brasil e, especialmente, para nosso gosto, entre Índia e Minas Gerais. Todo esse esforço, portanto, é para gerar mais empregos em nosso Estado, que tem sido o grande esforço do governo de Minas Gerais”, destaca Anastasia.
Acompanham o governador na missão oficial a secretária de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta de Carvalho, o chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria, Marcelo Garcia, e executivos de empresas estatais: Codemig, Copasa e Cemig.
Fonte: SECOM - MG