segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GOVERNO DE MINAS ENTREGA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE EM SÃO LOURENÇO

A cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, recebeu uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com investimentos de R$ 250 mil por meio do programa Saúde em Casa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A unidade vai oferecer serviços de atenção primária como clínica geral, pediatria, pré-natal, colpocitologia, serviço de enfermagem e odontologia.


O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge destacou a importância da atenção primária para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A atenção primária consegue resolver até 80% dos problemas de saúde. Quando funciona de maneira articulada com outras ações de saúde, permite a diminuição das internações por doenças que podem ser controláveis pela prevenção, como diabetes, pneumonia, desnutrição, desidratação infantil, bronquite e hipertensão. Por isso o Governo de Minas tem se empenhado em ampliar o programa saúde da família em todo o Estado”, afirmou.

Melhorias

Quinze profissionais compõem a equipe de saúde na unidade: 01 médico Programa Saúde da Família, 01 pediatra, 01 enfermeira, 02 técnicos de enfermagem, 05 Agentes Comunitários de Saúde, 3 fisioterapeutas, 01 dentista, 01 nutricionista. “A nova UBS é ampla e bem equipada, garantindo mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho para os servidores da saúde”, disse o prefeito Zé Neto.

Em média serão atendidas 810 pessoas por mês na unidade, beneficiando os bairros Federal, Nossa Senhora de Fátima, Serra Azul, Anel Rodoviário e algumas áreas rurais.

Mauro Guimarães Junqueira, secretário de Saúde e presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), enfatizou a necessidade de oferecer serviços de qualidade à população. “Hoje possuímos uma cobertura de 70% no programa saúde da família. Nossa meta é atingir 100%”, disse.

Fonte: Agência Minas