O ICMS Turístico trata-se de um do programa do Governo Estadual, e iniciou-se no final do ano de 2009. Caxambu se inscreveu em novembro de 2009, e para tanto precisou realizar a reformulação do COMTUR e o levantamento de material necessário para a habilitação da cidade, exigido pela Secretaria de Estado de Turismo. Fomos pontuados com a nota máxima, recebendo elogios da então Secretária de Estado de Turismo, Dra. Érika Drumont.
Habilitaram-se neste primeiro ano, trinta e seis cidades, e somente dezesseis conseguiram a nota máxima. No Sul de Minas apenas quatro, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passa Quatro e Caxambu.
Para o ano de 2012, realizamos o mesmo processo de inscrição, inclusive com a mesma empresa que nos assessorou no ano passado e infelizmente não fomos classificados para receber o ICMS Turístico em 2012.
Neste ano foram inscritas mais de setecentas cidades e apenas sessenta e três foram classificadas.
Estamos aguardando uma nota técnica da Secretaria de Estado de Turismo, para procedermos uma análise de quais foram os critérios utilizados, para apresentarmos um recurso no intuito de revertermos a situação.