Estar ciente sobre os perigos que a energia elétrica pode oferecer é de extrema importância para todos. Com o objetivo de informar à população sobre os cuidados necessários com a energia elétrica, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) intensifica as ações de sua Campanha Externa de Prevenção de Acidentes (Cepap) em todo o Estado e participa da 6ª Semana Nacional da Segurança com a Energia Elétrica, promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) entre 7 e 13 de novembro.
A Cemig realiza a abertura da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica nesta segunda-feira (7), por meio de palestra para alunos da Escola Estadual Santos Anjos, com a presença do diretor de Distribuição da empresa, José Carlos de Mattos, e do gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar, João José Soares, a partir das 8h30. Além disso, no mesmo dia, haverá blitz educativa na Avenida Pedro II, esquina com Catalão, com distribuição de cartilhas sobre segurança, a partir das 9 horas.
Dados da Abradee demonstram que apenas em 2010, em todo o Brasil, 304 mortes foram causadas por acidentes envolvendo a rede elétrica. Dos vários tipos de ocorrências que causaram acidentes, a construção e manutenção predial estão no topo da lista, com 88 mortes, seguida das ligações clandestinas, com 40 mortes. A fim de diminuir tais números, a proposta da campanha nacional da Abradee é atingir aproximadamente 170 milhões de consumidores em todo o Brasil e orientá-los quanto à maneira correta de lidar com a energia elétrica.
Segundo o presidente da Abradee, Nelson Fonseca Leite, o objetivo dessa mobilização nacional é disseminar informações e a palavra de ordem nesta campanha é "longe", indicando à população que é importante manter uma distância segura da rede, a fim de evitar acidentes.
Ao longo de toda a semana e com o tema “Nunca toque ou se aproxime da rede elétrica”, a Cemig promoverá palestras educativas em escolas e em canteiros de obras, e blitze educativas em locais de grande aglomeração de pessoas, com o objetivo de conscientizar a população para o uso seguro da energia elétrica. Haverá a distribuição de folhetos e cartilhas.
Além disso, a empresa também inicia veiculação de campanha institucional por meio de anúncios em jornais, spots em rádio e comerciais para televisão, em que serão abordados os cuidados que devem ser tomados com a energia elétrica, como a instalação segura de antenas de TV, utilização de colheitadeiras, sempre manter distância de cabos partidos, e nunca aproximar vergalhões e andaimes da rede de energia, dentre outros.
Para o gerente de Segurança do Trabalho, Saúde e Bem-Estar da Cemig, João José Soares, a realização da Cepap é de grande relevância, pois intensificamos a importância da segurança para os consumidores. “Trata-se de uma oportunidade de a empresa estar mais próxima da população e demonstrar que o conforto proporcionado pela energia elétrica pode ser obtido com toda a segurança”, afirma.
De acordo com levantamento da Cemig, as causas mais frequentes de acidentes em 2010 no Estado foram construção e manutenção predial, instalação de antenas de TV, soltura de papagaio ou pipas e ligações clandestinas. Ainda no ano passado, dos 77 acidentes com a população envolvendo a rede elétrica, 23 foram fatais. “Esses tipos de acidentes estão associados, na grande maioria dos casos, ao contato ou aproximação à rede da Cemig de ferramentas, equipamentos e materiais de grande porte, utilizados na construção civil, e o trabalho da empresa está fortemente associado a orientações que previnam estes manuseios indevidos”, explica João José.
Atuação permanente em Minas
A Cemig já realiza anualmente a Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População (Cepap). A campanha acontece ao longo do ano, quando são realizadas palestras educativas sobre os riscos da energia elétrica nas escolas estaduais de ensino fundamental e nos canteiros de obra da construção civil. Em 2010, as ações da empresa por meio da Cepap alcançaram cerca de 1 milhão de pessoas em toda a área de concessão da Cemig.
Além das palestras, a empresa promove apresentações teatrais, jogos interativos e exibição de maquetes de instalações elétricas com simulação dos riscos de acidentes, além de distribuir milhares de materiais educativos, como folhetos e cartilhas com temas relacionados à segurança da população.
Dicas de prevenção
Os quatro principais temas abordados durante a 6ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica são: instalação de antena de TV, pipa, construção civil e furto de energia.
Entre as principais dicas da campanha destacam-se:
Antena de TV: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Para instalar ou consertar antenas, escolha um local longe dos fios da rede elétrica e espere o tempo ficar bom. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional qualificado.
Ligação clandestina: furtar energia é perigoso e ilegal. Quem faz ligação clandestina corre risco de morte e coloca a vida de outras pessoas em risco. Mantenha distância dos fios partidos ou caídos e não suba em postes da rede elétrica. Faça a sua parte: denuncie todos os tipos de ligação clandestina.
Construção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Nunca coloque vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais próximos da rede elétrica na hora de construir ou reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado.
Papagaio: empinar papagaio perto da rede elétrica é perigoso. Procure sempre locais afastados da rede elétrica. Além disso, não use fios metálicos ou cerol e não tente soltá-lo, caso fique preso. Oriente os seus filhos para a brincadeira ser sempre segura.
Fonte: CEMIG