FATOR PREVIDENCIÁRIO ESTÁ COM OS DIAS CONTADOS, governo estuda mudança para cálculo que resulta no valor da aposentadoria, medida é polêmica e promete muita discussão.
Quando se fala em aposentadoria, a questão é polêmica em todo o mundo. No Brasil, os contribuintes contam com uma fórmula que resulta quase sempre na redução do valor do benefício: o fator previdenciário.
O cálculo do fator previdenciário é realizado com base na alíquota de contribuição, na idade do trabalhador, no tempo de contribuição e na expectativa de vida.
Instituído após a Reforma da Previdência de 1998, como forma de reduzir as aposentadorias pagas e consequentemente, poupar recursos da Previdência, o mecanismo tem sido alvo de críticas. Trabalhadores, centrais sindicais e advogados são unânimes em apontar o fator previdenciário como injusto e prejudicial aos aposentados. Diversos magistrados já o declararam inconstitucional e agora até o governo fala em liquidá-lo.
Nos últimos meses, o ministro da Previdência, Garibalde Alves, admitiu que o fator previdenciário faz que as pessoas se sintam lesados no seu direito de receber o beneficio integral, para o qual contribuem. No entanto, o governo ainda não tem proposta concreta para substituir o atual fator previdenciário. No congresso, há diversos projetos que afetam a aposentadoria do setor privado.
De acordo com o especialista em direito previdenciário, o advogado Fábio Motta, a proposta do fator 85/95, de autoria do deputado Pepe Vargas (PT-RS), que institui o critério de pontos, é uma das mais discutidas na atualidade, com possibilidade de entrar em vigor. Pelo projeto, os homens devem comprovar o total de 95 pontos e as mulheres, 85, sendo esses pontos a soma dos anos contribuição e de idade do segurado.
Motta explica que essa nova proposta, com chances de substituir o atual método, poderá resultar em uma aposentadoria mais benéfica, em relação ao modelo atual, em muitos casos com beneficio até 40% superior ao famigerado fator previdenciário. “Caso seja aprovado o ator 85/95, os segurados poderão se aposentar com 100% do valor do benefício, devendo ser levado em conta o tempo de contribuição mais a idade do segurado: a soma do tempo de contribuição mais a idade do segurado deverá atingir 85(mulher) e 95 (homem). No entanto, os segurados que quiserem se aposentar antes de atingir a soma poderão fazê-lo, porém, deverão seguir as regras do atual fator previdenciário”, ressalta. (fonte: Natasha Echavarria).
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 – para a APAC (Associação de Proteção dos Animais de Caxambu), um grande parceiro para nossa cidade.
10 – para a ANPOCS, dá gosto ver a cidade cheia de gente e contribuindo para um mundo melhor.
0 – para alguns charreteiros que na ânsia de conquistarem turistas para passeios, desrespeitam as lei de trânsito.
VIVO E TELEFÔNICA VÃO UNIR MARCAS ATÉ 2012, concluída a fusão das marcas no começo do mês de outubro, a companhia trabalha para integrar as duas empresas de telefonia no Brasil até o fim do primeiro semestre de 2012. A marca escolhida foi a da VIVO e o nome Telefônica deixará de existir comercialmente no país. (fonte: Pedro Soares).
NOVAS REGRAS PARA FOLHAS DE CHEQUE PASSAM A VALER A PARTIR DO DIA 8/OUT, os bancos com atuação no Brasil terão de incluir a partir de 28/out a data da impressão de cheques nas folhas enviadas aos clientes. A nova informação servirá de subsídio para a análise de riscos dos comerciantes, já que, segundo o Banco Central, as fraudes são mais comuns em talões com mais de um ano de impressão. (fonte: Folha).
LIGAÇÕES PARA CELULAR SERÁ 22% MAIS BARATA, Anatel aprova diminuição de tarifa de interconexão entre linhas fixas e móveis; redução será gradual até 2014. O governo aposta em dos comportamentos do mercado, com tarifa menor, a tendência é que se fale mais ao telefone. As operadoras também deverão intensificar a venda de pacotes e promoções, principalmente de internet no celular. (fonte: Sofia Fernandes).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br