quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COLUNA


CARTÕES PRÉ-PAGOS PODEM SER ALIADOS DO ORÇAMENTO, todo consumidor sonha em manter as contas em dia e ter controle sobre os gastos, sem dúvida, é essencial para que isso aconteça. Seja em uma viagem, comprando músicas e até dando presentes, controlar os gastos não é tão difícil quando não tem uma idéia exata de quanto se vai gastar.

Hoje, o consumidor tem várias opções de produtos pré-pagos, dentre os quais é possível destacar o cartão-pago viagem, o e-commerce controlado e também os vales-presentes, que possibilitam presentear com itens de lojas de departamento, livrarias, passagens aéreas e até esportes radicais.

E-commerce, de acordo com o sócio-fundador do site Peela, Eduardo Almeida, comprar produtos na internet com cartão pré-pago ajuda a garantir o controle do orçamento. “O conceito de pré-pago é bastante conhecido pelos brasileiros. Você só pode gastar aquilo que você tem de crédito”.

Um dos atrativos para a compra de produtos pela web com cartão pré-pago, de acordo com Almeida, é o fato de não precisar fornecer dados bancários na hora da compra. “O método gera simplificação na hora de comprar”.

Viagens, outro pré-pago também tem ajudado o orçamento dos brasileiros, principalmente dos que querem viajar para o exterior. “Antes do cartão pré-pago, o viajante trocava o dinheiro por moeda nacional e levava um montante para a viagem. Se o consumidor ficasse sem dinheiro, no meio da viagem ou fosse roubado, ele tinha um grande problema. Caso quisesse trocar por outra moeda, pagava altas taxas e acabava perdendo muito”, explica o vice-presidente de Marketing do Grupo Confidence, Paulo Volpe.

Vale-presente, comprar um presente para uma pessoa querida pode ser, além de uma tarefa difícil, um vilão do orçamento. Para evitar gastos descontrolados, o consumidor deve impor um valor limite para não estourar as finanças e, para isso vales-presentes podem ser grandes aliados. “Quando as pessoas querem presentear e compram antecipadamente, dá para saber quanto se vai gastar, principalmente em restaurantes, quando o preço de um vinho já pode sair completamente fora do que se imaginava”.

Bancos existem também os cartões pré-pagos de instituições financeiras, que costumam ser fornecidos a pessoas que estão excluídas do sistema bancário. Porém, para adquirir esse produto, o consumidor precisa levantar os custos para saber se eles realmente valem à pena. O consumidor deve avaliar a sua situação de crédito e questionar se realmente precisa deste tipo de cartão, já que vai pagar tarifas e antecipar o dinheiro ao banco.

Bem, agora você deve avaliar qual cartão é mais vantajoso se o pré ou o cartão convencional e depois disso faça boas compras.

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para o Vereador José Luiz, pela iniciativa de criar uma comissão para acompanhar a instalação da superuniversidade, nesse país tudo tem que ser fiscalizado.

10 – para o Restaurante Bom Sabor, pelas novas instalações, sempre é bom renovar.

0 – para as entradas da cidade, todas em mau estado de conservação, péssimo cartão de visita.

VENDA DE VEÍCULOS RECUA 10,1% EM OUTUBRO, segundo dados obtidos pela Folha, foram comercializados 263,8 mil veículos, menos do que setembro. Saldo no ano tem alta de 5,1%; total comercializado no período chega a 2,792 milhões de unidades. (fonte:Folha).

INDÚSTRIAS DE CAFÉ ENFRENTAM PREÇO ELEVADO E OFERTA REDUZIDA, custo de produção subiu sete vezes em 15 anos; estoque atual equivale a 20% do consumo. Safra melhor do Brasil em 2012 poderá elevar estoques em 10 mi de sacas. As indústrias de café, que tiveram bom desenvolvimento nos últimos anos, poderão passar por um período mais difícil, a partir de agora. (fonte: Mauro Zafalon).

COMÉRCIO ESPERA NATAL MAIS CONSERVADOR EM 2011, com inflação maior e crise externa, consumidor tende a redobrar cautela. Procura por itens mais baratos deve marcar fim do ano; eletrônicos perdem espaço para cosméticos e vestuários. (fonte: Carolina Matos).


Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br