Os novos diretores das escolas da rede pública estadual serão nomeados no mês de janeiro. Indicados pela comunidade escolar no mês de junho, os gestores assumirão seus postos nas escolas a partir do início do próximo ano. Os indicados para o cargo de diretor de escola serão nomeados pelo governador Antonio Anastasia, já os indicados para a função de vice-diretor serão designados pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. O processo de indicação aconteceu em 3.574 escolas do Estado e em 1.363 delas foram indicados novos nomes para a direção.
Os nomes dos diretores e vices serão publicados no Diário Oficial dos Poderes do Estado, o jornal Minas Gerais. A partir daí, os indicados terão um prazo estabelecido para tomar posse e entrar em exercício, que será estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação.
Os novos gestores foram indicados pela comunidade escolar por meio do voto. Pais, servidores e estudantes ligados a cada escola tiveram o direito de fazer sua escolha em um processo secreto de votação. Os votos foram apurados pelas comissões organizadoras de cada escola e inseridos em sistema online da Secretaria. Foi a 7ª vez que a comunidade escolar foi às urnas para exercer seu direito de escolha, a primeira foi em 1991.