terça-feira, 8 de novembro de 2011

NA ANPOCS, FILÓSOFO DESENVOLVE DEBATE “A CRÍTICA RAZÃO POLÍTICA EM MICHEL FOUCAULT” - DO PASSADO À REALIDADE –

Participou do 35º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), em Caxambu, o professor e filósofo Diego Kenji Marihama, apresentando um artigo sobre: “A Crítica da Razão Política Governamental em Michel Foucault.” Neste analisou os abusos do poder político, tendo como apoio as ideias de Michel Senellart, professor de Filosofia Política da École Normale Supérieure de Lyon.




O tema partiu de uma Conferência nos Estados Unidos, proferida por Michel Foucault, onde explicava o significado real da Filosofia que é de efetuar uma “crítica a razão política”. “(...) depois de Kant, o papel da filosofia tornou-se o de impedir a razão de ultrapassar os limites daquilo que é dado na experiência, mas a partir desta época, (...) o papel da filosofia tornou-se também o de vigiar os abusos de poder da racionalidade política”. (Foucault, 1994, p. 181).


Diego Kenji com a Secretária Municipal de Educação de Caxambu Sra. Maria do Carmo Rodrigues

Tal artigo foi encaminhado para a Revista Científica Internacional de História Política e Cultura Jurídica seguindo os processos de publicação.