GASOLINA BARATA PODE SAIR (MUITO) CARA, pagar um pouco a mais por um combustível de confiança pode evitar sérios danos ao motor e ao seu bolso.
O aumento desenfreado da frota de caros flex no Brasil, combinado com a produção de etanol muito abaixo da demanda, tem feito com que na maioria dos estados do país o combustível vegetal custe, na bomba, acima de 70% do preço da gasolina, tornando seu uso desvantajoso para o consumidor, que é levado a reabastecer com o derivado de petróleo.
Então, na tentativa de economizar algum dinheiro, boa parte dos motoristas busca os postos com combustível mais em conta. Porém, o que eles talvez não saibam é que esta atitude pode ter um efeito contrário, podendo causar sérias avarias no motor e consideráveis prejuízos. É que para oferecer um preço baixo e atraente para a gasolina, os donos de postos desonestos comercializam o produto misturado com substâncias altamente prejudiciais ao veículo.
Prova disso, somente no mês de setembro, a Operação Combustível Adulterado, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), detectou o problema em 120 estabelecimentos na cidade de São Paulo. O uso da gasolina “batizada” com subprodutos menos nobres do petróleo, côo os refinados (ou solventes), contribui diretamente para reduzir a vida útil do motor. Entre os danos, os resíduos da queima dos refinados nas câmeras de combustão contaminam o óleo lubrificante, criando uma espécie de verniz no cárter, o que pode causar o entupimento da bomba responsável por fazer o óleo circular pelo motor, a lubrificação deficiente aumenta o atrito entre as peças móveis, que acabam seriamente danificadas.
Quatro dicas básicas para abastecer:
- Fuja de posto sem bandeira (a não ser que conhece a origem).
- Para quem usa pouco o veículo não encha o tanque, mas também evite andar na reserva, para que a sujeira depositada no fundo não seja enviada para o motor.
- Para tentar reduzir estes riscos, o consumidor sé reabasteça com gasolina comum ou aditivada em postos de extrema confiança.
- Caso tenha que abastecer em locas desconhecidos, opte pelo etanol ou gasolina Premium (que tem alta octanagem e baixo teor de enxofre).
Portento faça as contas. Da próxima vez que reabastecer seu carro, lembre-se de que é muito mais vantajoso pagar um pouco mais pela gasolina de boa qualidade e preservar o motor, do que economizar uns poucos reais e correr os riscos de ficar a pé a qualquer momento e, pior ainda, um prejuízo que pode ultrapassar os 20% do valor do veículo dependendo do modelo.
Agora é só por as malas no carro e curtir um bom passeio. (fonte: Fabio Ometto).
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 – para as autoridades policiais, que encontraram mais uma vez o famoso chupa-cabra aqui na cidade, temos que ficar atentos.
10 – para Layon Luan Ferreira, fez grandes conquistas no judô neste ano, é de pessoas assim que Caxambu necessita em todos os âmbitos.
0 – para o sistema de Saúde da cidade, em quanto São Lourenço é premida a nossa esta abandona.
CÓNDIGO DE BARRAS BLOQUEARÁ VENDA DE PRODUTOS VENCIDOS, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) desenvolveu um novo modelo de código de barras que impossibilitará a venda de produtos fora do prazo. Quando o cliente chegar ao caixa, a tecnologia acusará que o produto está vencido, sua implantação deve começar em 2013. (fonte: Maria Cristina Frias).
COMPRA COLETIVA VIRA “DESOVA” DE PIRATAR, com ofertas de tablets a óculos de grife, sites vendem contrabando. Entre os itens estão até iPhone 4S e tablet da HP, que não foram lançados oficialmente no mercado nacional. “Os sites de compra coletiva são outro canal que os ‘camelos on-line’ encontraram para os produtos ilegais. (fonte: Camila Fusco)
IPI MENOR DEMORA A TER EFEITO EM 2011, alto endividamento e renovação recente de eletrodomésticos limitam alcance de redução de imposto neste ano. Para especialista medidas terão efeito pontual no Natal e início de 2012 deve ser mais franco no varejo. (fonte: Toni Sciarreta).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br