Ruas de Caxambu
Américo de Macedo
A rua Américo de Macedo está localizada no centro da cidade e presta homenagem a um dos filhos ilustres da terra: o Dr. José Américo de Macedo, que nasceu em 26 de abril de 1906, filho de Adelina Silveira de Macedo e do Dr. Américo de Macedo, engenheiro que integrou a comissão de construção da cidade de Belo Horizonte.
Américo de Macedo bacharelou-se em 1929 na Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais. Ao mesmo tempo em que cursava a faculdade, trabalhou, primeiramente nos Correios e, logo adiante, na Secretaria de Segurança Pública, exercendo o cargo de datiloscopista. Iniciou a carreira jurídica nas funções de promotor de justiça em Sete Lagoas e em Mariana. Aprovado em concurso para o cargo de juiz de direito, no ano de 1936, atuou na comarca de Bocaiúva. Além dessa e através de sucessivas promoções exerceu funções nas comarcas de Alvinópolis, Ituiutaba, Ouro Fino e Ponte Nova, chegando à capital no ano de 1953, quando assumiu as funções de Juiz de Menores e, posteriormente, a 1ª Vara Criminal da Capital.
Promovido por antiguidade ao cargo de desembargador, no ano de 1960, com assento na 2ª Câmara Criminal. Foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral no período de 1967 a 1968. Corregedor da Justiça em 1975 e aposentado, por implemento de idade, no ano seguinte.
Américo de Macedo dedicou-se quase que integralmente à causa do menor abandonado, tendo ele sido o autor do anteprojeto da lei que criou a atual Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor.
Casado com D. Gilca Marquez de Andrade Macedo, o casal teve duas filhas.
_________
* Historiador e sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

