Pais e responsáveis dos alunos que se cadastraram a uma vaga na rede pública de ensino no Estado devem ficar atentos. Começa na próxima segunda-feira (12) o período de matrículas dos estudantes que pretendem ingressar em uma escola estadual ou municipal. Os mais de 133 mil inscritos, que participaram do último Cadastramento Escolar, devem comparecer às escolas.
Em Belo Horizonte, a carta com as orientações de matrícula foi enviada às residências dos cadastrados. Já na Região Metropolitana da capital e interior do Estado, pais e responsáveis devem entrar em contato com a Comissão Municipal de Cadastro e Matrícula, por meio das Secretarias Municipais de Educação ou pelas Superintendências Regionais de Ensino, para saber para qual escola seus filhos foram encaminhados.
O período para a efetuação da matrícula na escola indicada vai de 12 a 16 de dezembro. Aos participantes do Cadastramento Escolar são garantidas vagas em escolas próximas às suas residências.
Documentação
Para efetuar a matrícula dos inscritos no Cadastramento Escolar, realizado no mês de junho deste ano, pais ou responsáveis devem comparecer à escola para a qual seu filho foi encaminhado munidos de comprovante de endereço, certidão de nascimento e, no caso de transferência, declaração ou histórico da escola de origem. Para os alunos que têm carteira de identidade, os pais ou responsáveis deverão apresentá-la no ato da matrícula. Os cadastrados que não tiverem sua matrícula realizada no prazo previsto serão encaminhados para escolas onde houver vagas remanescentes. O mesmo será feito com os candidatos que não participaram do cadastro.
Os alunos que já fazem parte da rede pública de ensino não participam desse procedimento, pois a renovação de matrícula para a continuidade dos estudos no ano seguinte é feita em data definida pela própria escola na qual o estudante está matriculado.
De acordo com a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vera Vidigal, os pais ou responsáveis devem ficar atentos ao prazo. “Cadastro Escolar não é matrícula. Para que o candidato comece o ano letivo em 2012 em uma escola pública é necessário efetivar a matrícula no período de 12 a 16 de dezembro na escola para a qual foi encaminhado”, enfatizou.
Cadastramento
Realizado em parceria entre estado e municípios, o Cadastramento Escolar é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima à sua residência. Participam anualmente do Cadastramento Escolar crianças que vão iniciar o 1º ano do ensino fundamental, alunos que estão se transferindo de outras localidades ou vindos de escolas particulares e os interessados em retornar aos estudos em qualquer ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano).
Fonte: Agênia Minas