O número de ocorrências envolvendo caixas eletrônicos no Sul de Minas disparou nos últimos seis meses de 2011 em comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme levantamento que a reportagem do EPTV.com fez levando em consideração as notícias publicadas no portal durante os dois períodos, nos últimos seis meses deste ano foram registradas pelo menos 19 ocorrências de furtos e tentativas de roubo a equipamentos bancários contra apenas cinco no 2º semestre do ano passado.
Os números também mostram uma realidade preocupante. Os assaltantes inauguraram um novo modo de operação na região utilizando explosivos para tentar roubar o dinheiro. Neste ano, foram sete ocorrências em que os bandidos utilizaram explosivos contra nenhuma dos últimos meses de 2010. A última delas aconteceu nesta terça-feira (13). Por volta de 5h, os assaltantes tentaram explodir um caixa eletrônico dentro do prédio da Prefeitura de Guapé, mas quando o vigia viu a movimentação, os suspeitos fugiram, deixando a dinamite no local. Homens do Gate (Grupo de Ações Táticas) da Polícia Militar vieram de Belo Horizonte e detonaram a bomba na parte da tarde.
O levantamento também mostra que no segundo semestre deste ano, o número de arrombamentos aos caixas também aumentou consideravalmente. Só nos últimos seis meses foram 11 ocorrências contra apenas uma divulgada pelo EPTV.com no mesmo período do ano passado.
Segundo a Polícia Civil, o perfil dos integrantes das quadrilhas de assalto a caixas eletrônicos que atuam no Sul de Minas é bastante conhecido. Geralmente são pessoas vindas do estado de São Paulo que utilizam informantes locais para concretizar a ação. De acordo com o delegado João Simões, de Guaxupé, as quadrilhas são especializadas nesse tipo de crime. "Não se trata de aventureiros. As quadrilhas mais perigosas são formadas por pessoas altamente qualificadas, que sabem trabalhar com explosivos. São grupos bem definidos e geralmente quando você consegue prender membros de uma determina quadrilha, toda a rede que atua naquela região é desarticulada", diz o delegado.
Segundo os delegados ouvidos pela reportagem do EPTV.com, apesar dos números, a situação está sob controle. De acordo com o delegado regional de Alfenas, Carlos Camargo, a situação melhorou nos últimos meses. "Deu uma parada aqui na região. Tivemos alguns casos envolvendo tentativas de arrobamento com maçaricos, mas agora a situação está controlada", diz ele. Alfenas foi um dos municípios que tiveram a maior atenção dos bandidos nos últimos meses. Juntamente com Poços de Caldas, Alfenas registrou duas ocorrências de arrombamento a caixas eletrônicos.
Se não uma solução, uma boa notícia vem de Lavras, outra cidade importante para a região. Nos últimos meses, o município não registrou nenhuma ocorrência de roubo a caixa eletrônico. Segundo a Polícia Civil, a localização dos bancos e o policiamento contribui para esse saldo. "Nos últimos meses nós não tivemos nenhum caso já que as agências bancárias estão localizadas em uma mesma praça da cidade e há policiamento permanente. Os bancos estão próximos uns aos outros e isso acaba dificultando a ação dos bandidos", diz o delegado regional Cléber Pervidor.