Amigos e amigas caxambuenses
Ao retomar a rotina dessa coluna nessa primeira quinta-feira do ano, desejo um ótimo ano para todos nós que acreditamos que os dias melhores de nossas vidas ainda estão por vir, pois eles dependem apenas de nossos sonhos e de nossos esforços para tornar esses sonhos realidade.
Este ano de 2012 é um ano muito especial para nossa cidade, pois nossa água Caxambu está completando 250 anos. Fiquei muito feliz e surpreso ao constatar isso verificando no novo rótulo da garrafa as palavras “Desde 1762” . Alegre por saber que nossa água, há tanto tempo jorra ininterruptamente, brotando do chão de nossa cidade, como fonte viva de saúde e de riqueza natural de nossa terra. Feliz por saber que isso só foi possível por causa da proteção, preservação e utilização responsável ao longo de todos esses anos por parte de nossos antepassados, recentes e atuais cidadãos e administradores que não permitiram e não permitem a exploração comercial ambiciosa de nossas fontes.
Porém fiquei surpreso também por constatar que até agora ninguém se manifestou sobre essa significativa marca de existência de nossa água Caxambu. Nenhum evento já programado para este ano na cidade fala disso. A empresa Água de Minas também não divulgou nenhuma campanha. Penso em como seria bonito termos, ao longo desse ano, nos rótulos das garrafas, um selo comemorativo desses 250 anos. Seria um ótimo motivo para fazermos vários eventos voltados para divulgação e homenagem às nossas águas e fontes. Infelizmente, não vejo uma linha sequer sobre esse assunto na mídia. Ainda há tempo de que essas coisas sejam pensadas e implementadas. Espero que esse lapso seja corrigido, pois não é qualquer produto que consegue chegar aos 250 anos de existência.
Tenho visto pela cidade a divulgação de vários eventos que bem poderiam servir de veículos para divulgação e homenagem a água caxambu, pois com certeza irão atrair grande número de pessoas, como o Caxambuteco, o Caxambu Jazz, o Caxambu Gourmet, só para citar alguns.
Eu, de minha parte, que prestar nesta modesta coluna, a minha homenagem a nossa saudável, saborosa e valiosa água mineral chamando a atenção para uma expressão citada por Rui Barbosa e perpetuada em uma placa colocada na entrada do Parque das Águas de Caxambu: “Minas ainda não descobriu a sua jóia”. Comungo integralmente dessa afirmação feita há tanto tempo e até hoje verdadeira. Caxambu, com suas ricas águas minerais bem que poderia ser chamada de “A jóia de Minas”, pois a riqueza natural que temos aqui é imensurável, e desejo que um dia, seja também fonte de desenvolvimento para nossa cidade e nossa gente.
