Amigos e amigas caxambuenses
Foi excelente a notícia da inclusão de Caxambu entre as cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo para um dos destinos a ser visitado durante a Copa do Mundo de 2014.
É lógico que por si só essa inclusão não garante a vinda dos turistas para cá. Muito há de ser feito para que possamos, em primeiro lugar, sermos escolhidos dentre tantos destinos, por parcela desses turistas e em segundo lugar, estarmos em plenas condições de atender as expectativas deles quando aqui estiverem.
No primeiro caso temos de trabalhar, desde agora, incessantemente para divulgar nossa cidade e região tanto no Brasil como no exterior. É um trabalho que vai exigir investimento, relacionamento e entendimento que só unidos em torno de um objetivo maior é que conseguiremos nos organizar para tão grande tarefa. No segundo caso, é o que eu chamaria de “dever de casa”. Temos ótimos atrativos turísticos em nossa cidade e região, o que falta é lapidar esses atrativos e transformá-los em produtos turísticos.
Além disso, fundamental, será a ativação do nosso aeroporto, bem como, seria importantíssimo que se pudesse fazer eventos paralelos relacionados a seleção brasileira e a Copa. Não podemos esquecer que em nossa cidade, por três vezes, a seleção se preparou para uma Copa do Mundo, em 1938, 1954 e por última vez em 1966.
Revista “Manchete” de 7 de maio de 1966. A foto foi tirada por Jader Neves, em Caxambu-MG,
durante a preparação da Seleção para a Copa de 1966 na Inglaterra. Em pé: Carlos Alberto, Zito,
Manga, Brito, Orlando e Rildo. Agachados: o massagista Mário Américo, Garrincha, Gérson,
Servílio, Pelé, Paraná e o massagista Santana.
Poderíamos organizar uma exposição contando a história dessas passagens da seleção aqui por Caxambu, com fotos, réplicas ou peças originais como bola, chuteira, uniforme, ou qualquer outro objeto da época, como filmes, revistas, jornais, reproduções gráficas da garrafa de água mineral Caxambu ao longo das Copas, batizar alguns quartos ou apartamentos do Hotel Palace e do Hotel Glória onde estiveram hospedadas as seleções com os nomes dos principais craques que por ali passaram, enfim, o que não nos falta é história ligando nossa cidade a seleção brasileira de futebol e a Copa do Mundo.
Vejam a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo de 1966 com autógrafos dos craques. Vemos Gylmar, Djalma Santos, Fidélis, Bellini, Brito, Altair, Orlando, Paulo Henrique, Rildo, Pelé, Gérson, Manga, Denílson, Lima, Zito, Garrincha, Jairzinho, Alcindo, Silva, Tostão, Paraná e Edu.
A tarefa parece gigantesca, mas temos de acreditar e trabalhar para transformarmos essa oportunidade numa porta de entrada da nossa cidade e região na rota permanente do turismo nacional e quem sabe internacional, e assim, sonharmos com dias melhores para Caxambu e nossa gente.