Amigos e amigas caxambuenses
Apesar deste ano de 2012 ser de grande efervescência na política municipal e todas as atenções e interesses estarem voltados para esse processo, não podemos negligenciar ou mesmo esquecer de projetos e ações que envolvam as pretensões de Caxambu em revitalizar o turismo em nossa cidade e região.
Os dois próximos anos são importantíssimos no cenário turístico nacional, já sendo previsto grande afluxo de visitantes em nosso país somente por conta dos dois grandes eventos programados: Copa das Confederações em 2013 e Copa do Mundo em 2014, que além de turistas torcedores, trarão ao país enorme volume de profissionais e empresas participantes ou interessadas nesses eventos.
Portanto, nos sobra muito pouco tempo para trabalharmos e buscar de alguma forma participar dos projetos e ações institucionais e empresariais que estão em andamento visando esses eventos ou mesmo, por influência deles, atrairmos para nossa cidade e região ações governamentais que visem um maior desenvolvimento da nossa capacidade estrutural e turística.
O primeiro e grande passo foi dado ao fazermos parte de uma seleta lista de cidades indicadas pelo governo federal aptas a receber esse público. Precisamos agora arregaçar as mangas e de imediato traçarmos planos de ação que busquem nos colocar dentro do perfil que atenda as exigências e expectativas dos órgãos, empresas e público alvo envolvidos.
Um desses planos de ação é com certeza o aeroporto. Sua entrada em operação, além de trazer para nós a possibilidade de recebermos um número considerável de turistas no período de realização desses dois eventos, ficaria como grande legado para toda nossa região, que teria assim, através de uma porta aérea, a capacidade de receber turistas nacionais dos mais diversos Estados, desenvolvendo consideravelmente a nossa capacidade turística.
Participei nesta semana da primeira reunião de trabalho da nova Diretoria do Caxambu e Região Convention & Visitors Bureau, importante entidade que já reúne grande número de empresas do nosso trade turístico, onde foram tratados assuntos de relevância afetos a reestruturação e desenvolvimento do turismo em nossa cidade e região. Diversas ações foram apresentadas e pautadas para serem executadas nos próximos meses.
Destarte, portanto, de estarmos em um ano de eleições municipais, preciso será sabermos dividir nossas atenções, pois outra oportunidade de estarmos presentes no cenário turístico nacional será muito remota.