Ruas de Caxambu
João Paulo II
A rua João Paulo II, localizada no Parque dos Ipês, homenageia a grande figura humana que foi Karol Józef Wojtyła, que se tornou o 264º papa da história com o nome de João Paulo II. Nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma pequena localidade ao sul da Polônia, filho de Karol Wojtyła e de Emilia Kaczorowska, e foi consagrado como sumo pontífice em 16 de outubro de 1978.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia, bem como uma significativa melhora das relações da Igreja com outras religiões. Foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Falava italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua nativa. Beatificou 1.340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos nos cinco séculos passados.
Em meados de 1938 matriculou-se na Universidade da Cracóvia. Enquanto se dedicava ao estudo de filologia e línguas na universidade, participou de diversos grupos teatrais, atuando principalmente como dramaturgo.
Após a morte do pai, começou a pensar na ideia do sacerdócio e em outubro de 1942 deu início aos estudos no palácio arcebispal de Cracóvia. Ao terminar os estudos no seminário, foi ordenado padre em 1º de novembro de 1946. Estudou Teologia em Roma, na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, onde conseguiu a sua licenciatura e, posteriormente, o doutorado em Teologia.
Retornou à Polônia em 1948 com sua primeira tarefa pastoral na vila de Niegowić. Ali, o seu primeiro gesto foi se ajoelhar e beijar o chão, gesto este que adaptou do santo francês Jean Marie Baptiste Vianney, e que se tornaria a "marca registrada" durante o seu papado.
Lecionou Ética na Universidade da Cracóvia e, posteriormente, Universidade Católica de Lublin. Em 1954, obteve o segundo doutorado, em Filosofia.
Em 4 de julho de 1958, o papa Pio XII o elevou à posição de bispo auxiliar de Cracóvia. Com a idade de 38 anos, Karol se tornara o mais jovem bispo da Polônia.
Após a morte de João Paulo I, o cardeal polonês Karol Józef Wojtyła finalmente ganhou a eleição na oitava votação no segundo dia, com 99 votos dos 111 eleitores participantes. Adotou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor.
Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009, João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI. Foi proclamado “Beato” em 1º de maio de 2011.
_________
* Historiador