terça-feira, 31 de janeiro de 2012

COLUNA

Ruas de Caxambu

Paul Harris


A rua Paul Harris, localizada no centro da cidade, presta homenagem a Paul Percy Harris, nascido na cidade de Racine, no estado do Wisconsin, Estados Unidos, em 19 de abril de 1868, filho de George Harris e Cornélia Bryan Harris, sendo criado, na realidade, por seus avós paternos, Harold e Pamela. Paul Harris é o fundador de Rotary Internacional. Formado em Direito pela Universidade de Iowa, no ano de 1891, trabalhou como repórter, professor, porteiro de hotel, vendedor e marinheiro. No ano de 1896 estabeleceu-se em Chicago e ali se dedicou à advocacia.

Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios, Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, e Hiram Shorey, alfaiate, formou um clube que receberia o nome de "Rotary" devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, muitos deles provindo de cidades pequenas dos Estados Unidos. No terceiro ano de existência do clube, Paul Harris assumiu a presidência e decidiu que a ideia do Rotary Club deveria ser expandida a outras cidades com o intuito de transformá-lo em um importante movimento de prestação de serviços.

Casou-se com Jean Thomson, escocesa, no ano de 1910. O casal não teve filhos e permaneceram casados até o falecimento de Paul.

Após a fundação do primeiro Rotary Club em Chicago, Paul Harris tornou-se cidadão do mundo, conhecendo os cinco continentes, recebendo honrarias de reis e presidentes, tornando seu nome sinônimo de tolerância.

Paul Harris faleceu com 78 anos no dia 27 de janeiro de 1947 em Chicago, após longa doença. O enterro foi realizado na Morgan Park Congregational Church, no sul de Chicago. Harris já havia expressado desejo que em vez de enviar flores, as pessoas fizessem doações à Fundação Rotária em sua homenagem. Dias antes de sua morte, líderes rotários haviam renovado seu comprometimento de arrecadar US$2 milhões, uma resolução adotada em 1938. Após a morte de Paul Harris, foi estabelecido o Fundo em Homenagem Póstuma a Paul Harris como forma de solicitar essa verba: os rotarianos foram convidados a homenagear o fundador do Rotary fazendo contribuições a esse fundo, cuja verba seria usada para patrocinar causas que Harris prezava, ou seja, de transformá-lo em importante movimento de prestação de serviços à comunidade.



_________

* Historiador