O círculo que apareceu no milharal de um sítio, na zona rural de Itanhandu, no Sul de Minas, foi resultado de um fenômeno climático, segundo o engenheiro agrônomo Edson Gualberto Fonseca. Conforme o engenheiro, uma rajada de vento deixou os pés de milhos abaixados no local.
"Eu vejo que possa ser um fenômeno climático, alguma rajada de vento que possa ter passado e causado isso, como um redemoinho, alguma coisa nesse sentido", disse o agrônomo. Ainda segundo o profissional, o fato de alguns pés na lateral do campo não terem saído do lugar aconteceu devido à boa fixação da plantação no solo. "O terreno é bem fértil e isso ajuda o milho a crescer bastante. O plantio mais raso pode ter contribuído para ele ficar preso ao solo", conclui Fonseca.
O caso veio à tona depois que o internauta Alan Henrique Ribeiro, que mora no sítio, enviou fotos e imagens do círculo para o Portal EPTV.com. O fato aconteceu na manhã de domingo e deixou a família que mora no local assustada.
Crop Circles
O fenômeno, também conhecido por "Crop Circles", ou simplesmente círculos nas plantações, é motivo de polêmica e discussão em todo o mundo. Ele já foi observado em vários países em todo o mundo, começando pela Inglaterra na década de 1970. Desde então, foram sugeridas várias explicações que envolvem desde acontecimentos naturais a visitas de extra-terrestres. As mandalas, com figuras geométricas, já surgiram inexplicavelmente em vários regiões. Muitas vezes são desenhos complexos e de grande simbolismo místico.
Veja vídeo e fotos da matéria: