quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

COLUNA


DÍVIDAS: SAIBA COMO NEGOCIAR AS DÍVIDAS SEM COMPROMENTER O ORÇAMENTO, começo de ano é hora de encarar as contas típicas do período, como IPVA, IPTU, material escolar, matrículas, além do extrato do cartão de crédito, que neste período está repleto de compras de Natal.

Para alguns consumidores, essas contas viram um verdadeiro tormento, pois pagar todas essas dívidas pode ser difícil, principalmente quando o 13º salário pode ser apenas uma vaga lembrança na conta corrente. Além disso, tem os consumidores que acumulam as dívidas não honradas no passado.

De acordo com a Seresa Experian, o consumidor deve tentar em acordo com os credores. Segundo o CDC (Código de Defesa do Consumidor), o consumidor que negociar suas dívidas tem direito de ter seu nome retirado da lista de inadimplentes. “Em tempos de Cadastro Positivo, o procedimento permite que este consumidor não só reabilite seu crédito como também comece a construir eu histórico positivo”.

Negociação – de acordo com o Serasa, o primeiro passo é listar as dívidas e identificá-las. O procedimento é importante, pois algumas companhias descentralizam o serviço de cobrança, fazendo com que o cliente receba contatos de empresas diferentes sobre uma única conta em aberto. Em seguida o consumidor deve avaliar as propostas do acordo, levando em consideração o número de parcelas ou descontos oferecidos. “Porém, o mais importante é saber se as novas dívidas que serão assumidas cabem no orçamento”

O cliente não precisa aceitar a primeira proposta de pagamento apresentada pelo credor. “O consumidor deve fazer suas contas e apresentar contraproposta realista. Essa transparência será recebida por quem está cobrando”. Geralmente o brasileiro se sente constrangido em renegociar dívidas. “Mas é o procedimento correto. É a maneira mais viável de se reabilitar perante a economia e reingressar pela porta da frente no mercado do consumo”

Passo a passo para negociação de dívidas:

Levante as dívidas em atraso / Separe por credor / Verifique o valor devido em cada um / Ponha em uma planilha as contas por credor e os respectivos valores em atraso / Separe as cartas das empresa de cobranças, cuidado uma, duas ou mais cobram mesma dívida / Monte sua proposta para cada credor / Use sinceridade com cada credor / Não se sinta constrangido por isso / Na negociação chegue a um ponto comum sobre os valores / Faça um renegociação realista, um plano que você possa pagar / Procure renegociar suas dívidas em prazos mais curtos / Valorize e cumpra a renegociação realizada, pois ela é o único caminho para a solução de seus problemas financeiros.

Com o cadastro positivo, sua reputação no crédito vale muito. Seja responsável financeiramente.

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para o serviço de tapa buracos na cidade, se antecipou a chuvas de verão, ficou bom, mas pode melhorar mais ainda.

10 – para o Geoparque de Caxambu, projeto de preservação e conservação do patrimônio histórico cultural e ambiental do município, tudo que um morador necessita, o resto nós conquistamos.

0 – para a situação que o Hotel Bragança ficou, nós não podemos deixar situações como essas acontecerem mais.

DIESEL MENOS POLUENTE ENCALHA NO POSTO, apenas veículos fabricados em 2012 são obrigados a abastecer com S50, o que limita a demanda pelo produto. Preço maior é barreira pra adesão de veículos antigos; consumo baixo preocupa a Agência Nacional de Petróleo. (fonte: Tatiana Freitas).

A 2,5 ANOS DA COPA, AEROPORTOS OPERAM ACIMA DA CAPACIDADE, investimento da estatal Infraero bateu recorde no ano passado, mas não deu conta do aumento da demanda. No primeiro ano do governo Dilma, o investimento da Infraero foi recorde (R$1,145 bilhão), mas não foi suficiente para desafogar os aeroportos mais congestionados. (fonte: Mariana Barbosa).

INSS INCLUI MAIS 37.582 NA LISTA DA REVISÃO PELO TETO DA APOSENTADORIA, esses segurados juntam-se aos 131 mil nomes beneficiados logo quando a revisão foi anunciada, totalizaram 168.582 com esse direito. Para saber se está entre os que entraram na lista, o aposentado pode consultar o site da Previdência ou ligar para o 135. (fonte: Folha).

Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br