sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

COLUNA

CONQUISTE UM BRONZEADO DE DAR INVEJA COM UMA BOA ALIMENTAÇÃO




Com a chegada da estação mais quente do ano, os ânimos se elevam e a vontade de estar com corpo bronzeado também aumenta. É tempo de sol, praia e piscina e por isso, os cuidados com a saúde da pele devem ser redobrados.

Muito se fala sobre os perigos da exposição excessiva ao sol e as pessoas acabam se esquecendo de que o sol é um grande aliado do nosso organismo. São os raios ultravioletas B os responsáveis pela transformação da 7-dehidrocolesterol em colecalciferol, a forma da vitamina D que é absorvida pelo organismo. A vitamina D, juntamente com o cálcio e o fósforo, é responsável pela manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também é essencial para a diferenciação celular, para a manutenção funcional das membranas, assim como para as funções de vários órgãos , inclusive pele, músculos, pâncreas, nervos, glândula paratireóide e sistema imunológico.

No entanto, é verdade que o sol também pode levar a efeitos deletérios ao homem. A exposição excessiva causa queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.



A nutrição pode ser aliada à beleza da pele e garantir um bronzeado saudável, mais uniforme e duradouro.

Alguns nutrientes e substâncias presentes nos alimentos estão fortemente associados à renovação celular, pigmentação e foto proteção da pele. Abaixo se destacam os principais e os seus respectivos benefícios:

• Carotenóides: são pigmentos de plantas, amarelos, laranjas e vermelhos. Há mais de 600 encontrados naturalmente. Estudos têm mostrado um efeito fotoprotetor, reduzindo a sensibilidade da pele às queimaduras solares. Este efeito pode estar relacionado à sua capacidade de estimular a produção de melanina.

Fontes alimentares: vegetais folhosos verde-escuros, nos vegetais e frutas amarelo-alaranjados (as cores mais escuras estão associadas a níveis mais altos de carotenóide) - cenoura, espinafre, abóbora, damasco, batata doce, mamão.

• Vitamina A: atua na produção de pigmentos visuais, diferenciação celular, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial. Essas funções podem ser satisfeitas com a ingestão de carotenóides (pró-vitamina A).

Fontes alimentares: origem animal, fígado, leite e ovos.

• Vitaminas C e E: poderosos antioxidantes, reduzem o efeito do oxigênio livre (radicais livres) produzidos pela radiação solar. Retardam o envelhecimento da pele.

Fontes alimentares: laranja, limão, acerola, kiwi, abacaxi (vitamina C); amêndoas secas, óleos vegetais, abacate (vitamina E).





Assim, a exposição moderada ao sol, sobretudo evitando os horários compreendidos entre 10 e 16 horas traz benefícios à saúde e ainda auxilia o bronzeado tão desejado no verão. Associe aos banhos de sol, uma dieta com alimentos ricos em vitaminas com propriedades antioxidantes (C e E) e ricos em carotenóides, que irão conferir proteção à sua pele e bronzeamento gradativo com foto proteção. E não se esqueça jamais de usar o protetor solar adequado ao seu tipo de pele, para saber qual é fale com o seu médico.

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais

Tel: 35 9872 4366

e-mail: nathaliasab@gmail.com  / Twitter: @NutriNathy