Amigos e amigas caxambuenses
Se a quarta-feira foi de cinzas, a quinta e a sexta são de preguiça. Trabalho mesmo pra valer, com o cérebro funcionando, só na segunda. Hoje e amanhã ainda vamos na base do “deixa a vida me levar”.
Em São Paulo a apuração da Escola campeã, deu no que deu, baixaria e exposição negativa de um carnaval lindo e maravilhoso, que levou anos para se firmar no cenário nacional, como um dos melhores eventos carnavalescos juntamente com o desfile carioca. Espero que a atitude insensata de alguns irresponsáveis não traga prejuízos em termos de patrocínios para as escolas paulistas.
No Rio, o exemplo foi de organização e respeito entre as agremiações. Apuração feita, nenhum incidente ou sequer manifestação de desagrado com o resultado dando o campeonato, merecidamente, a Unidos da Tijuca, como também mereciam o Salgueiro e a Vila Isabel, que ficaram dentro da mesma pontuação da campeã, 299 pontos, perdendo nos décimos. Em tempo, vai aparecer alguém dizendo que na apuração do Rio já houve coisa parecida e até mesmo pior do que houve em São Paulo, e de fato ocorreu. A diferença é que quando isso aconteceu o carnaval do Rio não tinha o nível de maturidade e organização profissional que hoje tem o carnaval de São Paulo.
Em Caxambu nossas escolas deram um show. Digo isso porque, a despeito de todas as dificuldades, e não foram poucas, as quatro escolas apresentaram mais uma vez um desfile bonito, fruto de um trabalho hercúleo de seus dirigentes para por as escolas na avenida, embaladas pela garra e alegria de seus integrantes. Nossos blocos também abrilhantaram em muito o carnaval, a cada ano ficam maiores e com os abadás mais bonitos, e logo vamos precisar organizar um circuito e definir horários, a exemplo de Salvador, para proporcionar aos foliões a possibilidade de sair em mais de um bloco.
O carro alegórico “Medicina entre flores” da Unidos de Santa Tereza que homenageou os 250 anos
da água mineral Caxambu.
Ficou, no entanto, mais uma vez provada a necessidade de se criar uma Liga de Blocos e Escolas de Samba para dar a esse segmento visão, administração e organização profissional e empresarial. Só assim vamos poder, através da união de nossas entidades carnavalescas, fazer um carnaval popular que realmente atenda ao gosto e as expectativas de nossa gente e atraia mais turismo para Caxambu.
