5 de março – Dia do Filatelista
Desde tempos remotos o homem vem colecionando coisas sob as mais diversas motivações e variando desde a necessidade de preservação da espécie até o simples prazer de possuir objetos para seu deleite pessoal. Assim é que dentre as variadas coleções que o homem até hoje compôs a que mais desperta o interesse e apresenta uma inquestionável gama de conhecimentos é a coleção de selos.
A Filatelia é uma realidade centenária. A partir da primeira emissão de selos postais, ocorrida na Inglaterra no dia 6 de maio de 1840, foram montadas coleções dos mais variados matizes.
Historicamente, diz-se que foi uma jovem senhora londrina a primeira pessoa a colecionar selos, após ter posto anúncio em um jornal pedindo que lhes fossem enviadas as estampilhas postais usadas que teriam a finalidade de cobrir uma das paredes de seu quarto. Incentivada pelos amigos, chegou a reunir cerca de 16 mil exemplares!
No Brasil, a emissão de selos postais deu-se a partir de 1843, sendo na realidade o 2o país do mundo a emiti-los. A Suíça pretendia a primazia na emissão postal, porém o selo que ali surgiu antes do “olho-de-boi” (foto) tinha circulação restrita a um dos cantões daquele país e não era como o nosso, de âmbito nacional. Daí que os especialistas e a própria História reconhecem ter o Brasil a 2a emissão oficial em todo o mundo.
Retornando, então, ao nosso tema principal, o que seria Filatelia? Compulsando as explicações emanadas dos nossos maiores dicionaristas, podemos verificar que se trata do “estudo dos selos do correio que se usam nas diferentes nações, metodicamente colecionados”; é também conceituada como “um hábito e gosto de colecionar aqueles selos emitidos para funcionarem como taxa paga aos serviços postais”. E não seria outra a finalidade com que foram originalmente criados na Inglaterra, ou seja, a de servir de instrumento de pagamento por um serviço prestado pelos Correios. Então, hoje, admite-se com extrema propriedade ser a Filatelia uma ciência auxiliar da História, principalmente porque tem um objeto de estudo e um método próprio de investigação e pode ser experimentada a qualquer instante para a comprovação de sua existência.
Através do estudo sistemático dos selos, fazemos incursões variadas na História, na Geografia, na Botânica, nas Artes, nos Esportes, nas Religiões e em uma infinidade de ramificações que se apresentam através desse fascinante hobby, estudo e investimento.Qualquer que seja a ótica empregada, estaremos comprovando o porquê de milhões de pessoas em todo o mundo se dedicarem à Filatelia, desde crianças até ilustres personalidades como a Rainha Elizabeth II e o ex-Presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt.
____________
* Historiador

