sábado, 31 de março de 2012

CEMIG ORIENTA SOBRE CUIDADOS COM REDE ELÉTRICA NA SEMANA SANTA

Está chegando a Semana Santa, período em que as celebrações se intensificam com as realizações de diversos eventos religiosos. Com o objetivo de evitar acidentes envolvendo a rede elétrica e a população, a Companhia Energética de Minas Gerias – Cemig orienta sobre os corretos procedimentos nas montagens dos palanques e de enfeites e na utilização dos veículos de som.

É muito importante que todos os envolvidos na organização desses eventos tenham o correto entendimento sobre os procedimentos de segurança que devem ser aplicados antes, durante e depois dos momentos festivos, garantindo, assim, a segurança de todos e evitando acidentes envolvendo à rede elétrica.

Veículos de som:

– Motoristas devem evitar trafegar sob a rede elétrica para não romper a distância de segurança e causar acidentes graves.

– Atenção ao transportar os objetos de culto religioso (esculturas, pálios, candelabros, andores etc), independentemente do material e do tipo de veículo de transporte, observando se a altura não atingirá a rede elétrica.

– Antes do evento, todo o percurso deve ser planejado, observando a existência e altura das redes de eletricidade e outras e os equipamentos instalados.

– A rede elétrica não deve ser tocada nem empurrada com objetos de qualquer natureza.

– Em caso de acidente envolvendo a rede elétrica, as pessoas devem ser orientadas a se afastar do local. A Cemig deve ser chamada imediatamente pelo telefone 116. Se necessário, o SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados. O local deve ser isolado até a chegada dos técnicos.

Sistemas de som, iluminação, enfeites e palanques:

– Os improvisos (gambiarras) devem ser evitados: instalações inadequadas aumentam os riscos de acidentes com a rede elétrica e com as pessoas.

– Ligações clandestinas (gatos) são proibidas. Se precisar de energia elétrica, solicite à Cemig ligação provisória.

– Um técnico especializado deve ser encarregado de qualquer ligação elétrica e na instalação de enfeites luminosos e sistemas de iluminação.

– Sob a rede elétrica não é lugar para soltar fogos de artifício e nenhum material pode ser atirado contra os fios elétricos.

– Cuidado durante a montagem de palcos e barracas para não se aproximar ou encostar objetos nos fios da rede elétrica.

Outras manifestações populares (queima do judas etc):

– Na queima de material, devem ser evitados locais próximo à rede elétrica ou em locais que permitam a propagação do fogo, como, por exemplo, restos de lixo, matagais, casas e peças de madeira.



Fonte: Cemig