Ruas de Caxambu
Monsenhor João de Deus
A rua monsenhor João de Deus, localizada no centro da cidade, presta homenagem ao monsenhor José João de Deus, pároco de Caxambu por décadas. Nasceu na cidade de Itabira em 27 de maio de 1875, filho de João Júlio e Ana Francisca. Desde cedo trabalhou para ajudar à família, uma vez que seu pai falecera quando tinha apenas 3 anos de idade. Começou trabalhando como seleiro, profissão que abraçou até os 15 anos de idade quando passou ao exercício da profissão de tipógrafo, até o falecimento de sua mãe no ano de 1894. Um ano depois, ingressaria no Seminário Diocesano de Mariana.
Em 9 de abril de 1901 receberia sua ordenação e, no final do ano de 1905, era designado para a recém emancipada cidade de Caxambu, com a missão de suceder o então pároco José Silvério Nogueira.
No dia 1º de janeiro de 1906 o padre João de Deus instalava a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da cidade de Caxambu.
Prosseguindo em seu meritório trabalho, o padre João de Deus seria o responsável pela fundação do Asilo de São Vicente de Paulo, no ano de 1907, edificado, primeiramente na rua Major Penha e, posteriormente, em 9 de abril de 1926, no local que hoje ocupa, no promontório imediatamente atrás da Igreja de Santa Isabel da Hungria.
Também, com seus esforços, foram construídos o Colégio Santa Terezinha e o Hospital anexo à Casa de São Vicente de Paulo (foto). Uma das cronistas de Caxambu – Alexina Sá – em sua meritória obra “Caxambu de ontem e de hoje”, traça um perfil do monsenhor João de Deus: “Era mulato escuro, alto, aparentemente humilde, razão pela qual angariou a simpatia dos moradores da cidade”. E, demonstrando o espírito público em favor dos mais carentes, anotou que “o padre João de Deus construiu a Santa Casa, obra dignificante, inspirada por seu espírito filantrópico e que ainda existe para o amparo dos necessitados”.
Monsenhor João de Deus faleceu em Caxambu em 31 de maio de 1946, deixando a saudade como companheira de todos aqueles que com ele trabalharam.
___________
* Historiador

