Neste dia especial, que todos os dias sejam da água para serem também da vida, através do Fórum das Ongs do Circuito das Águas-Focas, prestamos nossa homenagem a toda a Região, maior província hidromineral do planeta, em qualidade e em quantidade.
Abraços para todos(as)!
Laudelino Augusto
*************************************************************
O que é bom custa caro
Paulo Paranhos
Nosso corpo humano é formado basicamente de água. A urina tem 99%; o sangue 85%; os músculos 60%; a massa cinzenta do cérebro 90%; o suor expele 99%; as gorduras do corpo 85% e assim por diante.
Os líquidos que ingerimos, todos estão acima de 90% de água presentes nos refrigerantes, nos sucos, nas sopas etc. Até mesmo as bebidas alcoólicas destiladas apresentam mais de 60% de água!
Em nosso organismo é a água quem transporta os nutrientes orgânicos e dissolve os minerais; solubiliza os alimentos. Com a água o interior dos tecidos recebe os nutrientes indispensáveis à sobrevivência humana e com ela retornam matérias inservíveis para serem excretadas.
Os seres humanos são, na realidade, um saco formado pela pele onde se acumulam ossos, vísceras e músculos, assumindo as diversas formas: gordos, magros, atléticos, bonitos, feios.
A água deve ser incolor, inodora e insípida, está nos livros. É assim que ela deveria ser e chegar ao nosso corpo: límpida, transparente, fresca, agradável ao paladar, sem turbidez, sem sedimento e sem cor.
Mas o que vemos na maioria das vezes? Uma água suja, poluída, contaminada, com odores gerados por fermentações, proliferação de algas nocivas e putrefação de corpos inanimados, que buscam biodegradar-se para satisfazer a frase “do pó vieste e ao pó tornarás”.
Como os líquidos que saem do corpo humano são todos eles possuídos das piores propriedades organolépticas, parece que o homem resolveu antecipar as coisas. Passou a poluir, contaminar, corromper, infeccionar e depravar a água das nascentes, para que ela, ao chegar até ele, já esteja suja e seu metabolismo não seja ativado.
E sabem por que isto? Porque a água nos chegava gratuitamente. Bastava ouvir seu rumorejo, ir até a fonte, juntar as mãos e tê-la disponível, límpida, cristalina...
No conceito do homem o que é bom deve custar caro. O que é de graça não presta. Então, primeiro o homem destrói, depois paga caro para corrigir suas faltas e erros. Aí vêm represas, adutoras, bombas, eletricidade, transporte, produtos químicos, decantações, filtrações, clorações e haja disposição e temeridades para garantir a coragem para se beber aquilo que poderia ter sido apenas água potável, não fosse a ação predatória do homem.
O Dia Mundial da Água é um momento que deve servir de reflexão para todos nós.
