COMA MAIS PEIXE E GANHE SAÚDE
Rico em vitaminas, minerais e ômega 3, além de muito gostoso, esse alimento é item indispensável na alimentação dos brasileiros. De água salgada ou doce, cozido, ensopado, assado, frito, empanado. Existe uma enorme variedade de peixes, especialmente no Brasil, e muitas maneiras de consumi-los. Mas o melhor de tudo é que há também uma lista de bons motivos para que esse alimento apareça cada vez mais no seu cardápio.
Fonte de proteínas, o peixe costuma ser o menos calórico que as carnes vermelhas e de digestão mais fácil. Além disso, é rico em minerais como cálcio, fósforo, iodo, cobalto e em vitaminas A , D e B. Outro ponto a favor do peixe são as propriedades do ômega 3, um tipo de gordura do bem, que traz importantes benefícios para a saúde, entre eles o bom funcionamento do coração.
É importante reconhecer se um peixe está fresco e há duas formas básicas para fazer isso: pelo cheiro e pela aparência. Desconfie daqueles que estiverem com odor ácido e desagradável. Quanto ao visual, compre apenas os que tiverem a pele brilhante, olhos transparentes e úmidos. Se estiver procurando filés e postas, opte pelos de coloração uniforme, com carne transparente e úmida.
Os peixes de água salgada possuem maior quantidade de ômega 3 do que os de água doce. O que é ótimo, afinal, pesquisas mostram que essa gordura favorece a saúde do coração, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular cerebral (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue.. Por isso, lembre-se de comer mais vezes o bacalhau, o atum, o salmão, o linguado, o badejo, o cherne e o namorado, o cação, a sardinha e o robalo, entre outros.
Mais leves e fáceis de digerir do que os peixes de água salgada, os peixes de água doce sempre fizeram muito sucesso na região amazônica e no Pantanal, uma vez que grande parte dos tipos utilizados na culinária pode ser encontrada por ali mesmo, nos rios locais. São eles o pacu, a truta, o pintado e o dourado.
Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Rua Coronel José Alberto Pelúcio, 174 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366 - e-mail: nathaliasab@gmail.com / Twitter: @NutriNathy
