O CARRO ESTÁ BONITO NO ANÚNCIO? Cuidado, pois texto e fotos de classificados podem ser fonte de frustração e dor no bolso. Adjetivos generosos e imagens caprichadas podem mascarar o real estado de um carro anunciado.
Único dono, completo, ótimo estado... São palavras facilmente encontradas em classificados na internet ou em jornais. Mas às vezes é preciso paciência na pesquisa das melhores ofertas e um pouco de sensibilidade para desvendar os significados das palavras nos anúncios, a fim de fugir das armadilhas ocultas sob uma bela seleção de fotos e frases de efeitos.
Para alguns, para vender um usado vale tudo, inclusive certo exagero para ressaltar as qualidades do carro, veja alguns jogos de palavras:
“Único dono ou carro de diretoria” O carro ter um único dono ou ter sido usado pela diretoria não quer dizer que ele esteja em bom estado.
“Baixa quilometragem” O cliente tem que desconfiar sempre da quilometragem que está no veículo, pois hoje isso não é sinônimo de carro novo.
“Procedência garantia” Mesmo que uma pesquisa mostre que não há alertas de furtos ou multas em atraso, ainda há risco do carro ser clonado.
“Impecável!” Nesse caso, verifique se há amassados na portas (podem sofrer batidinhas em estacionamentos), rodas arranhadas (costumam ser raladas em guias) ou para-choques riscados (típicos de baliza).
“Golpe de consórcio” O anúncio promete um automóvel contemplado a preço camarada ou condições de pagamento facilitadas. O único probleminha é que o interessado tem de fazer um pagamento adiantado antes de pegar o veículo.
“Automóvel – fantasma” Os golpistas enviam fotos e informações de um carro que na verdade não existe na loja. Depois eles forçam o interessado a deixar um depósito, sob o risco de perder um ótimo negócio.
“Carro de funcionário de montadora” A pessoa afirma trabalhar em uma montadora e, por isso, teria acesso a preço muito baixo do que a média. Documentos falsos e visitas à fábrica ajudam a dar veracidade à história.
“Veículo em consignação” Nesse tipo de golpe, quem perde é o vendedor. Uma loja procura o dono e o convence a deixá-lo vender em consignação. Quando ela faz a venda, fica com uma comissão e repassa o restante do valor ao proprietário. Só que o automóvel foi vendido sem a documentação necessária ou que simplesmente desapareceu.
“Automóvel aprendido” Preços muito baixos sob argumento de que são unidades apreendidas pela polícia. Nessas condições são vendidos em leilões públicos, com direito a visita no local e não em anúncios individuais.
O que verificar antes de comprar um carro pelos classificados:1- Leia atentamente o anúncio e anote os itens disponíveis. 2- Pesquise em outros anúncios e nas tabelas de usados qual é o preço adequado para o veículo em vista. 3- Faça uma pesquisa sobre o site ou sobre a loja que vende o carro. 4- Questione o vendedor sobre levar um mecânico de confiança ao local. 5- Pergunte se há o manual com revisões carimbadas. 6- Peça placa e Renavam para checar no site do Detran se há multas ou restrições ou taxas em atraso.
Bem agora, depois dessa maratona de pesquisas, escolha o carro de seu gosto e necessidade e não se esqueça de investir dentro de seu orçamento ou terá problemas em outra área. (fonte:Bruno Athayde).
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 – para a volta do Dr. e amigo Carlos Rafael Ferreira, seja bem vindo (de volta), sentimos muito a falta da sua coluna.
10 – para a Comunidade do bairro Santa Cruz, pelo não as sacolas plásticas, parabéns vamos seguir esse belo exemplo.
0 – para o Banco do Brasil, neste feriado ficamos sem dinheiro, os caixas eletrônicos estavam todos vazios e ninguém tomou providencias.
JUROS DE 9% ADIA PARA 2013 PROJETO DE MUDANÇA NA REGRA DA CADERNETA DE POUPANÇA, com as eleições municipais a vista e o assunto é impopular, a remuneração de poupança poderá se tornar um percentual fixo da taxa selic, os juros do governo. Fonte: Folha).
CONSTRUTORAS INICAM 2012 COM O PÉ NO FREIO APÓS RESULTADOS FRACOS, custo de produção e dificuldade de execução de obras fora do eixo Rio-SP pressionam resultados. Várias das maiores empresas do setor perderam valor de mercado e começam o ano tentando ajustar a contas. (fonte: Carolina Matos).
CRESCEM OS CASOS DE BENEFÍCIOS PARADOS NO INSS, em fevereiro, 488 mil pedidos estavam pendentes, 45,16% mais que em julho/10. O INSS disse que o aumento no número de pedidos parados decorre da formalização, que levou mais trabalhadores para a Previdência, e do quadro insuficiente de servidores mesmo com a realização de um concurso para preencher 2000 vagas. (fonte: Paulo Muzzolon).
Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br
