SER PATRÃO OU EMPREGADO: O QUE VALE A PENA? Quanta gente já não pensou como seria maravilhoso ser dono do próprio nariz? Não ter que dar satisfação a ninguém, acordar e dormir na hora em que quiser, tudo isso parece um sonho, mas não é. “Essa deve ser a primeira decisão que uma pessoa toma na vida profissional”, afirma o especialista em mercado de trabalho, Max Gehringer. De acordo com Gerhringer, ser empregado ou ser dono não é uma questão de escolha. “É uma questão de vocação. Ser empregado é bom. Ser dono também é. O importante é achar o caminho certo”. Quem nasceu para empregado gosta de trabalhar em equipe e aceita sugestões. Quem nasceu para ser dono gosta de tomar as próprias decisões e detesta ouvir palpites.
Muitas perguntas difíceis de responder. No entanto, eu responderia ao leitor de forma bem simples. Experimente as duas opções e depois escolha o que achar melhor. Todavia, nem sempre a resposta será tão simples. Para tanto vamos aqui elencar prós e contras sobre os dois lados da moeda.
Vantagens de ser patrão: 1- qualidade de vida, final de contas você determina os seus honorários na empresa, bom como férias, descanso, horários de almoço etc. Poderá ter mais tempo para curtir seus filhos, família e ter mais lazer.
2- A possibilidade de ganhar mais dinheiro. Se sua empresa vai bem e você sabe administrá-la, os lucros aparecerão e você tem a chance de ter uma remuneração melhor.
3- Se você é administrador, terá a chance de implantar na sua própria empresa as suas idéias e o que acredita ser melhor para ela.
As vantagens de ser empregado:
1 – Você perceberá uma remuneração fixa ao final de cada mês, independente do resultado da empresa.
2 – Os problemas são da empresa (ou de quem é o dono dela). Você não precisa se preocupar com eles, desde que eles não o atinjam.
3 – Receberá todos os seus direitos mês a mês, ano a ano, como férias, 13º salário, FGTS, licenças etc., e se ainda for demitido terá outros direitos como seguro-desemprego, multa rescisória, etc.
Nas próprias vantagens de cada lado, podemos enxergar as desvantagens de cada um. Você pode ser acomodado e continuar como empregado o resto de sua vida. Assim como pode ser patrão, e ter preocupação e instabilidade também pelo resto da vida. A decisão é sua e deve ser tomada com cautela.
Se você é jovem vale apena experimentar os dois lados da moeda. Caso tenha uma idade que lhe dá desvantagem disputar vagas no mercado de trabalhos é aconselhável que analise com cautela essa decisão. (fonte: G1 e Ralph Neves).
* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *
10 – para a Marcha contra a Corrupção, parabéns aos 200 alunos que participaram, e o resto do povo não participou porque?
10 – para o início das obras do Aeroporto de nossa cidade, será que agora vai?
0 – para a entrega dos bancos no calçadão, foi necessário que a população protestasse com cartazes, para as providências cabíveis.
CONSIGNADO COM DESCONTO NO BENEFÍCIO DO INSS CRESCE 30% E CHEGA A R$ 3 BI, o crédito consignado com desconto no benefício é uma operação barata para o consumidor, na comparação com outros empréstimos, por oferecer baixo risco de inadimplência para os bancos. Por isso os juros são menores, conseqüentemente os aumentos dos empréstimos. (fonte: Folha).
VENDA DE VEÍCULOS CAI 10% NA 1ª QUINZENA, segundo a associação de financeiras do setor, metade dos pedidos de empréstimos de veículos é recusado por receio de inadimplência. O setor já previa desaceleração, mas não tão forte e a produção de automóveis e comerciais leves também está em queda. (fonte: Venceslau B. Filho).
SEGURO-DESEMPREGO DEPENDERÁ DE CURSO, decreto ainda precisa ser regulamentado; projeto-piloto será implantado em duas cidades da Paraíba. O seguro-desemprego será condicionado à matricula em curso profissionalizantes nos casos em que o beneficio é solicitado pela terceira vez pelo trabalhador em um prazo de dez anos. (fonte: Maeli Prado).
Tem alguma dúvida? Fale conosco: calvo-vidal@uol.com.br
