segunda-feira, 14 de maio de 2012

COLUNA


Começa nesta segunda-feira a 10º Semana de Museus

Começa nesta segunda-feira, dia 14, a 10ª Semana Nacional de Museus, com atividades em todas as regiões do país. Dentro das comemorações, na terça-feira a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Ibram, José do Nascimento Junior, lançarão o cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012 em cerimônia no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte. No mesmo dia a ministra visitará o Centro de Arte Popular da Cemig, que integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
A temporada de eventos organizada pelo Ibram, que celebra o Dia Internacional dos Museus, no dia 18 de maio, traz este ano, em sua décima edição, o tema Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações.
Exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, são algumas das atrações previstas. Serão ao todo 3.420 eventos em 1.114 museus e instituições culturais das 27 unidades da federação.
O Museu de Caxambu inaugura a exposição “Arte sem fronteiras”, mostrando o trabalho dos alunos da APAE de Caxambu, nesta segunda-feira, a partir das 14 horas. A mostra ficará até o dia 31 de julho e pode ser vista de 3ª a sábado, das 9 às 11 e das 14 às 17 horas.
Além da exposição, o Museu de Caxambu promove a palestra da Prof.ª Dra. Maria de Lourdes Lemos, doutora em Arqueologia pelo USP e pesquisadora colaboradora na Coordenação de Extensão do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que falará sobre os museus ao ar livre. A palestra é pública e acontecerá no dia 18 de maio, sexta-feira, às 14 horas na Escola Padre Corrêa.
No dia 18 de maio o Museu de Caxambu completa um ano de retorno de suas atividades que estavam interrompidas desde 1991. A experiência tem sido edificante, principalmente para o universo escolar da cidade e da região do Circuito das Águas, além da ótima receptividade que o Museu tem junto aos turistas que o visitam.
Destaca-se, por dever de justiça, a atuação do atual Conselho Municipal de Administração e Manutenção do Museu de Caxambu, que, por seus membros, não tem medido esforços para levar adiante a proposta original, objeto da Lei nº 1.986, de 7 de outubro de 2010, que o criou. São as ações voluntárias impetradas pelos membros do Conselho que vêm dando suporte e ânimo para seguir adiante com as exposições do Museu de Caxambu.

_____________
* Museólogo – registro COREM-RJ 071/I