quarta-feira, 16 de maio de 2012

COLUNA


    8 MANEIRAS DE ECONOMIZAR SE TEM FILHOS, especialistas em educação financeira ensinam como gastar sem comprometer o estilo de vida da família.
     Pode acreditar: filhos e economia combinam. Se os pais tiverem disciplina e comprometimento com o orçamento doméstico, não é difícil conseguir poupar um pouco de dinheiro no fim do mês, mesmo com crianças em casa.
    Veja quais as maneiras de economizar:
1-      Aprenda (e ensine) a fazer escolhas. Comprar um brinquedo novo ou economizar para fazer uma viagem em família no fim do ano? Alguns pais não conseguem fazer escolhas quando se trata dos filhos e acabam dando tudo o que eles desejam.
2-       Não tenha medo da reciclagem. O vestido ficou pequeno? Que tal reformá-lo e fazer uma saia? Reaproveitar roupas e brinquedos representa uma grande economia para quem tem filhos.
3-       Desfrute de cultura gratuitamente. Programas culturais gratuitos são uma boa opção de diversão para as crianças. “Em algumas cidades, estes programas são bem comuns”.
4-       Aprenda o quanto sua família come. Qualquer desperdício é prejuízo. “ As famílias brasileiras gastam, em média, 20% e mais do que o necessário”. Para não desperdiçar dinheiro com comida a regra é saber a quantidade correta de alimentos que sua família consome. “Olhe na geladeira e no armário e veja o que estraga todos os dias”.
5-       Divirta-se em casa. Entreter os filhos dentro da própria casa pode representar uma grande ajuda no controle do orçamento mensal. Para se convencer disso, basta fazer uma conta simples: leve cinco crianças ao cinema e compre pipocas para todas. Depois de chegar ao total desta conta, pense quanto custa um pacote de pipoca no mercado e o aluguel de um filme. Pronto! A economia de uma sessão caseira de cinema pode superar 80%.
6-       Em viagens, prefira acomodações com cozinha. Comer fora é sempre mais caro do que preparar sua comida. Ao viajar, ficar em acomodação com cozinha vai dar mais trabalho, mas esse dinheiro economizado pode pagar por passeios extras.
7-       Drible os problemas do temido supermercado. Pior do que ir ao supermercado com fome é levar uma criança com fome junto. Mas não é só a fome que é inimiga do bolso nesta ocasião. “Não saia de casa sem comer e sem alimentar os filhos. Além disso, não basta fazer uma lista de compras, precisa colocar as quantidades corretas de cada produto.
8-       Programe os presentes. Ter disciplina ao presentear crianças é fundamental. Procure não acostumá-las com presentes toda semana, por exemplo, mesmo que de valores baixos . “Faça uma agenda anual e coloque tanto as datas comemorativas nas quais você presenteia os membros da família ou amigos e parentes. Estabeleça uma verba para esses presentes e os compre com antecedência para não correr o risco de pagar a mais na última hora.
Criar bons hábitos desde o nascimento dos filhos é muito saudável e para eles se tornará uma situação normal. (fonte: Danielle Nordi).
       
* CAXAMBU DE   ZERO A DEZ *
10 – para pela passagem do dias das mães no último domingo, mãe é o melhor presente que já tivemos na vida.
10 – para a 10ª Semana Nacional do Museu, cultura  tem que estar junto com o desenvolvimento da cidade.
0 – para a situação da obra da futura Câmara Municipal, problema na estrutura da construção, temos que apurar se é verdade ou não.

NOVO SERVIÇO PERMITE PAGAR CONTA DE TELEFONE INFORMANDO NÚMERO DA LINHA,        consumidores já podem pagar a conta de telefone sem ter a fatura em papel. Na tentativa de facilitar a vida do consumidor, a Caixa Econômica Federal ofereceu um serviço que permitirá o pagamento somente com a informação do número do telefone, a opção vale para os clientes da Oi Fixo, Embratel e CTBC. (fonte: Folha).

    ESTOQUE DE CARROS CRESCE, E PRODUÇÃO CAI, volume de veículos parados em montadoras e concessionárias chega a 43 dias  e é o maior desde a crise de 2008. Produção recua 10% no ano, pra 1 milhão de veículos; montadoras esperam que juro menor estimule a venda. (fonte: Mariana Barbosa).


     SEGURO-DESEMPREGO A DOMÉSTICA É AMPLIADO, Senado aprova projeto que dá benefício ao empregado demitido sem justa causa, mesmo não inscrito no FGTS. Doméstico precisa ter trabalhado ao menos 15 meses nos dois anos antes da dispensa: projeto vai à Câmara. (fonte: Gabriela Guerreiro/Priscilla Oliveira).

   Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br