quarta-feira, 30 de maio de 2012

COLUNA



PLANEJE-SE PARA APROVEITAR OS CORTES DAS TAXAS DE JUROS, antes de tomar empréstimos e sair às compras, o consumidor deve pesquisar e fazer algumas contas. Antes de fechar o financiamento, consumidor precisa ter certeza de que vai conseguir pagar. A recente redução nas taxas de juros de diversos bancos no país deve ser analisada com cuidado, antes de ser considerada uma oportunidade para comprar aquele tão desejado carro, a casa própria ou mesmo outro produto que não estava na programação da renda mensal. Especialistas aconselham a ter paciência, fazer as contas e pesquisar muito antes de iniciar um crédito, principalmente se já estiver endividado com outros financiamentos.

Antes de tudo é preciso pensar: o que estou querendo comprar agrega valor a minha vida? Eu preciso daquilo? Qualquer financiamento leva à divida, portando, se puder esperar para pagar algum valor à vista, é melhor. Para conseguir um crédito consistente, é preciso que o consumidor tenha certeza que conseguirá honrar seu compromisso.

Faça uma reunião familiar para descobrir efetivamente o que a família necessita, realize uma “faxina financeira”, isto é, um diagnóstico para descobrir quais são os excessos que podem ser cortados. Poupar é sempre uma boa estratégia para não se enrolar, estabeleça sonhos por períodos: até um ano, 10 anos ou mais de 10 anos e estudar quanto custa cada um deles. Faça um orçamento financeiro mensal, mesmo que simples, mas considerando todas as receitas e todos os gastos.

Apesar de não existir uma fórmula concreta, o ideal é não comprometer mais do que 20% da renda com financiamentos. É preciso, por exemplo, que os consumidores tenham mais consciência sobre as suas contas e sobre o crédito em geral, “muitas pessoas não se preocupam com os juros, só enxergam se a prestação cabe ou não no bolso”. Antes de sair tomando diversos empréstimos e se lançar às compras, procure mais informações sobre o assunto, em cursos de educação financeira, livros ou na internet.

Bem agora, é só realizar o sonho da sua casa própria, do carro ou qualquer outro produto e seja feliz. (fonte:Thatiane F. Barroso).

* CAXAMBU DE ZERO A DEZ *

10 – para o congresso do Rotary em nossa cidade, a cidade tem outra vida com esses eventos, tomara que continue.

10 – para a Campanha de vacinação, foi prorrogada para os mais esquecidos, não deixem de se vacinar, ela protege mesmo.

0 – para os quebra-molas na Av. Ápio Cardoso, ela destrói os veículos, vamos seguir o exemplo de Baependi e São Lourenço, instalando lombadas, são menos agressivas.

. APOSENTADORIA ADIADDA VAI RENDER BÔNUS DE ATÉ 20%, regra 85/95 será votada até julho. Propostas prevê adicional ao trabalhador que esticar a vida profissional por até 10 anos. O segurado não poderá ultrapassar a cota de 20% ou 10 anos a mais de vida laboral, outra vantagem prevista é o descarte de 30% dos piores salários de contribuição no cálculo da aposentadoria. ( fonte: Aline Salgado).

. SALDO DA POUPANÇA SOBE APÓS MUDANÇA NO GANHO, volume passou de R$ 435,6 bi para R$ 438 bi desde o início da nova regra, em 4 maio. Os poupadores não se intimidaram com a mudança no rendimento da caderneta, que deverá implicar a partir do final do mês numa redução o ganho original. ( fonte: Toni Sciarretta).

. COMPRA FEITA ANTES DO ANÚNCIO PODE RECEBER DESCONTO, caso veículo ainda não tenha sido entregue, decreto permite que fabricantes façam reemissão de nota fiscal. Cliente que compraram veículos dias antes do corte de impostos anunciado pelo governo ainda têm chances de conseguir o desconto referente à redução do imposto. ( fonte:Marianna Aragão/ Marcelo Almeida).


Tem alguma dúvida? Fale conosco, calvo-vidal@uol.com.br