segunda-feira, 18 de junho de 2012

COLUNA


Os 100 anos do balneário

Com pleno sucesso de público está em curso no Museu de Caxambu a exposição “Arte sem fronteiras”, mostrando o trabalho dos alunos da APAE de Caxambu. Ficará até o dia 31 de julho. Adiante, era nossa intenção apresentar uma interessante mostra denominada “Mitos, a metamorfose na biblioteca”, numa parceria com a Via Social de Belo Horizonte. No entanto, somente em outubro a mesma estaria disponível, assim mesmo com apenas 50% de seu acervo. O Conselho Municipal de Administração do Museu de Caxambu resolveu, então, agendar para março de 2013 essa exposição.
Portanto, após o encerramento da exposição “Arte sem fronteiras”, daremos continuidade no Museu de Caxambu da mostra que será levada a efeito no mês de julho no Parque das Águas, em comemoração aos 100 anos de existência do balneário ali localizado. Aumentaremos sensivelmente o universo de objetos expostos para aquele evento, pelo que solicitamos àqueles que se disponham a emprestar ao Museu objetos e documentos que falem sobre o balneário e sobre o Parque das Águas que entrem em contato com a administração do Museu de Caxambu ou enviem um e-mail para museudecaxambu@gmail.com.

Ibram convida para visitação ao Museu Regional de São João del-Rei

O Museu Regional de São João del-Rei/Ibram convida para a exposição Mestres, Artífices, Oficiais e Aprendizes – a Escultura e a Talha nos Séculos XVIII e XIX, que ficará aberta ao público até o dia 30 de setembro, diariamente de 9 às 18 horas em sua sede, na rua Marechal Deodoro, 12.
A coleção do museu reúne fragmentos de peças do Barroco e do Rococó que fazem referência à arte colonial brasileira. São trabalhos de artesãos importantes desse momento da história do Brasil, sendo o mais afamado deles Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Vale à pena conferir.

_____________
*  Museólogo