terça-feira, 15 de janeiro de 2013

COLUNA


EFEMÉRIDES CAXAMBUENSES

13 de janeiro

1965 – Falecia em Caxambu Antonio Miguel Arnaut, uma das mais significativas figuras do ramo de hotelaria na cidade. Nascido em Aiuruoca, era filho do casal Francisco Antonio Arnaut e Maria Zeferina Sacramento Arnaut. Aos doze anos deixou a cidade natal em busca de novas aventuras, passando por Carvalhos e, com 18 anos de idade chegaria a Caxambu. Na cidade começou a trabalhar no engarrafamento da água mineral, indo, posteriormente, para o armazém Bragança, cujo proprietário era, também, proprietário do Hotel Bragança. Em 15 de agosto de 1925 adquiriria o Hotel Bragança em sociedade com José Lício. Seria também o fundador do Sindicato de Hotéis e Similares de Caxambu, em 1942, sendo dele presidente por vários mandatos.         Foi o responsável pelo projeto de criação da primeira empresa de ônibus intermunicipal sediada em Caxambu, a CAVISA – Caxambu Auto-Viação S.A. – sucedendo a empresa Pássaro Marrom que retirara de Caxambu os seus ônibus. Em 1961 Antonio Arnaut ainda foi eleito Vice-Presidente da Federação de Hotéis de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte.
         
16  de janeiro

1892 – Constituída a Cia. Grande Hotel João Carlos e Cassino dos incorporadores João Carlos Vieira Ferraz e Luiz de Andrade. A companhia, com sede na cidade do Rio de Janeiro, a partir da assembleia geral de acionistas realizada no dia 3 de fevereiro, teria como gerente o próprio João Carlos; como presidente o comendador Roberto Tavares, banqueiro, além de João Baptista Vianna Drummond, como tesoureiro, este também residente no Rio de Janeiro e agraciado com o título de barão de Drummond. O barão de Drummond, mineiro de Itabira, fora o primeiro administrador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, criado no ano de 1888 e localizado no atual bairro de Vila Isabel. Ali o barão deu início ao chamado “jogo do bicho”.

1986 – A Lei nº 823 denominava “Ginásio Poliesportivo Júlio Garcia” ao prédio público destinado para a prática esportiva municipal, na Avenida Camilo Soares.

1989 – A Lei federal nº 7.729 criava em Caxambu a Junta de Conciliação e Julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região. A instalação deu-se em 1º de maio desse mesmo ano.

17 de janeiro

1888 – O Dr. Agostinho José de Souza Lima, catedrático de Medicina Legal e Toxicologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, foi encarregado pelo governo imperial para examinar as águas de Caxambu, no município de Baependi e de Lambari, no município de Campanha.