sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

COLUNA


O POTÁSSIO E O NOSSO ORGANISMO

O potássio é um elemento principalmente intracelular, que constitui 5% do conteúdo total de minerais do corpo, e está presente em maior concentração nas células musculares e nervosas. Este mineral, juntamente com o sódio e o cloro, é um eletrólito responsável pela manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico, pela contração muscular, pelo funcionamento cardíaco e participa da transmissão dos impulsos nervosos. Algumas enzimas, como a piruvatoquinase - importante no metabolismo de carboidratos, necessitam da presença de potássio para executar suas funções.
Outro sistema importante é o de “bomba” Na/K/Ca/ATPase, importante na regulação do volume celular, na manutenção do potencial da membrana e transporte, através da membrana, de açúcares, aminoácidos e outras moléculas.
Metabolismo
O potássio é absorvido no intestino delgado e, hormônios como epinefrina, insulina e aldosterona, são responsáveis por manter os níveis séricos deste mineral, em torno de 16 a 22 mg/dL e, também por aumentar sua captação para o músculo esquelético, fígado, ossos e glóbulos vermelhos.  A elevação da concentração de potássio no plasma, após refeição rica em potássio, é maior em indivíduos diabéticos em situação de deficiência de insulina. A excreção ocorre principalmente através da urina, mas também pode estar presente, em menores quantidades, nas fezes e no suor.
Deficiência
A deficiência de potássio (hipocalemia), com concentração sérica menor que 3,5 mEq/L é rara, mas pode acontecer devido à baixa ingestão de frutas e hortaliças, uso excessivo de mineralocorticóides, ou ainda na ocorrência de vômitos e diarréia, sem uma adequada reposição. Pode causar fadiga, fraqueza muscular, cãibras e paralisia intestinal. A ingestão excessiva de potássio (hipercalemia), maior que 18 g, ocorre principalmente na presença de nefropatias e na incapacidade de excreção do mineral. É comum na cetoacidose diabética, na acidose lática, na desidratação e na insuficiência renal. Pode levar a paralisia do músculo esquelético, confusão mental e anormalidade do ritmo cardíaco.

Recomendações de Ingestão de Potássio
Crianças
mg/dia
Referência
0 a 7 meses
aleitamento materno exclusivo
RDA
7 a 12 meses
500 a 700
RDA¹
1 a 9 anos
1.000 a 1.600
RDA¹
Adultos


10 anos ou mais
2.000
RDA¹
9 a 13 anos
4.500
DRI²
13 anos ou mais
4.700
DRI I²
¹Recommended Dietary Allowances
 
² Dietary Reference Intakes
Fonte: Dietary Guidance e Philippi, 2008.

Principais fontes
Presente em uma grande variedade de alimentos, o potássio é o mineral mais importante encontrado em frutas, legumes e verduras, estando presente também em carnes, leite e oleaginosas.
Alimentos ricos em Potássio

Alimento
mg K/100g alimento
Banana nanica
376
Banana prata
358
Laranja pêra
163
Laranja bahia
181
Uva
162
Kiwi
269
Melão
216
Maracujá
338

Fonte:   Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO
USDA Nutrient Database for Standard Reference

O papel do potássio no aumento da excreção de sódio auxilia no controle de patologias como a hipertensão arterial sistêmica. Campanhas mundiais de incentivo ao consumo de frutas, legumes e verduras apontam para o importante papel do potássio na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O cozimento reduz cerca de 60% o teor de potássio dos alimentos, ou seja, o consumo in natura dos alimentos de origem vegetal, para maior preservação desse mineral é a melhor opção.

Fonte: RG Nutri

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista
Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais
Tel: 35 9872 4366
e-mail: nathaliasab@gmail.com  /  Twitter: @NutriNathy