sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

COLUNA

CONHECENDO A VITAMINA A



O termo vitamina A refere-se a todos os derivados de β-ionona que exercem atividade biológica de retinol, exceto os carotenóides. O termo retinóide se refere ao retinol ou aos seus derivados naturais ou sintéticos, que podem ou não apresentar atividade semelhante à do retinol. Já os carotenóides, são um grupo composto por mais de 400 substâncias diferentes. Cerca de 50 carotenóides possuem ação biológica de vitamina A, sendo o β-caroteno o mais importante.

A vitamina A é um micronutriente essencial para o bom funcionamento do sistema visual, além de exercer funções na diferenciação e manutenção epitelial, na reprodução e desenvolvimento embrionário e na função imunológica.

A deficiência de vitamina A está associada ao aumento de doenças infecciosas, distúrbios visuais, como cegueira noturna, xeroftalmia e distúrbios cutâneos, como xerodermia e hiperqueratose folicular e alterações no desenvolvimento fetal.

O metabolismo da vitamina A ocorre no fígado, sendo que dois tipos de células hepáticas estão envolvidos nesse processo, as células do parênquima hepático e as células de Ito.

A vitamina A pré-formada é encontrada apenas em alimentos de origem animal, podendo receber diferentes denominações, como retinol, retinil, retinal e ácido retinóico. As principais fontes alimentares são o fígado, o óleo de fígado de peixes, o leite integral e derivados, os ovos e as aves.

Nos alimentos de origem vegetal são encontradas apenas as provitaminas A, como o α e o β-caroteno e a β-criptoxantina, que podem ser biologicamente transformadas em vitamina A no organismo. Essas provitaminas A constituem uma importante forma de ingestão em populações com risco de deficiência, auxiliando atender a recomendação diária de vitamina A.

A composição de carotenóides nos vegetais varia de acordo com a parte do vegetal que é consumido, o grau de maturação, o clima, o tipo de solo, as condições de cultivo e área geográfica de produção, as condições de colheita, processamento e armazenamento.

Fontes alimentares

Alimentos fontes de vitamina A (UI) e equivalente de retinol (mcg_RAE) por 100g.




FONTE: Tabela de Composição Química dos Alimentos da UNIFESP.

De acordo com as DRIS, a recomendação para o consumo de retinol é: para homens adultos: 900ug/dia e para mulheres adultas: 700ug/dia.

Fonte: RG Nutri

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais

Tel: 35 9872 4366

e-mail: nathaliasab@gmail.com  / Twitter: @NutriNathy