sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

COLUNA

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA B12

A cobalamina é uma vitamina hidrossolúvel e faz parte do grupo de vitaminas do Complexo B, sendo a única vitamina que o organismo consegue armazenar em grandes quantidades. A vitamina B12 pode ser encontrada especialmente em alimentos de origem animal, como moluscos, leite, carnes e ovos. É uma vitamina sensível a luz, ácidos, bases e agentes oxidantes ou redutores, sendo assim o processamento e cozimento dos alimentos fontes pode ter perdas significativas de até 30%.

A vitamina B12 possui baixo percentual de absorção, sendo necessária a presença do fator intrínseco (glicoproteína indispensável à absorção da vitamina B12) e do ácido clorídrico para que as ligações peptídicas sejam quebradas. Com isso, a vitamina B12 pode ser absorvida no trato intestinal pelas células epiteliais do íleo terminal. Após a absorção a vitamina é transportada pela corrente sanguínea, onde se liga a proteínas séricas.

A cobalamina é essencial para o funcionamento adequado das células do organismo, especialmente as do trato gastrointestinal, tecido nervoso e medula óssea. Atua também no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.

A deficiência de vitamina B12 é causada em sua maior parte pela má absorção da cobalamina, e em alguns casos são decorrentes de anemia perniciosa.

As recomendações de ingestão diária de vitamina B12 é de 3 a 5 microgramas (mcg) por dia, sendo que 2,4 mcg para adultos, 1,2 mcg para crianças de até 8 anos e 2,6 mcg para gestantes e mães que amamentam.

Tabela 1 - Quantidade de cobalamina em 100g de alimento




FONTE: U.S. Department of Agriculture, Agricultural Research Service USDA, 2001

Fonte: RG Nutri

Contato, dúvidas ou sugestões: Dra. Nathália P. Sab - Nutricionista

Consultório: Praça Nossa Senhora de Montserrat, 3 / Baependi – Minas Gerais

Tel: 35 9872 4366

e-mail: nathaliasab@gmail.com  / Twitter: @NutriNathy