sábado, 6 de abril de 2013

COLUNA


Caros leitores do Noticiarama e do face book, quero falar um pouco dos atos administrativos de uma prefeitura e do cumprimento das leis que regem uma administração séria e transparente, então vamos por parte:
1º. Os atos administrativos do prefeito devem ser pautados pela ética, impessoalidade e cumprimento das leis federais, estaduais e municipais, quando há o não cumprimento destas leis, cabe aos Vereadores ou a nós cidadãos recorrermos ao Judiciário, e fazermos valer nossos direitos, tanto o de fiscalizar como são gastos os recursos públicos, quanto às arbitrariedades cometidas por qualquer administrador público.
2º.  Qualquer contratação de serviços por parte de uma prefeitura passa  pelo cumprimento da lei das licitações (lei 8.666), lembrando que qualquer cidadão tem o direito de fazer requerimento junto a prefeitura para pedir esclarecimentos a respeito dos atos administrativos do prefeito e ele tem o prazo de 15 dias para responder.
Agora vamos falar sobre como anda a coisa pública em nossa cidade, estamos no mês de Abril e até agora não se tem notícia da reposição salarial dos servidores públicos. Até quando eles vão esperar por essa reposição? Será que terão que fazer greve para receber o que merecem por direito? Várias prefeituras da região já fizeram a reposição de seus servidores e olha que a dívida deixada em algumas era bem maior que a de Caxambu.
O senhor prefeito em seus discursos de campanha falou tanto em choque de gestão, criticou a folha de pagamento inchada da gestão anterior e agora encheu a prefeitura de cargos de confiança. Cadê o choque de gestão senhor Prefeito?  O choque de gestão prometido está mais para um choque na população, promessas e mais promessas. É aquele velho ditado, faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!
Andam dizendo na net que temos que ter paciência e esperar, que são só três meses de governo, que a prefeitura não tem dinheiro. Que isso! Como não tem? Se já se gastou milhares de reais no carnaval e em outras festas, sem contar os gastos com as diárias de viagem. Creio que o administrador público deve eleger prioridades, mas essas prioridades devem ir ao encontro das necessidades reais da população, uma cidade não vive só de festas.
Estive dando uma volta pelos bairros da cidade e a situação está crítica, tem buraco para todo lado, às vezes temos que escolher em qual deles vamos cair, a administração municipal disse que está esperando a chuva parar para fazer a operação tapa buracos, mas no mês de Fevereiro tivemos um período sem chuvas. Porque não realizou o serviço? Quanto mais se demora para consertar, mais dinheiro público será gasto para fazer os reparos.


Com leis ruins e administradores bons ainda é possível governar. Mas com administradores ruins as melhores leis não servem para nada.